Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do TRT-16 realiza 1ª RAE
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) reuniu, nesta quinta-feira (10/10), secretários e secretárias, diretores e diretoras, gestoras e gestores, além de coordenadores e coordenadoras para a Primeira Reunião de Análise da Estratégia (RAE) de 2024. O objetivo foi revisar as matrizes de indicadores do Planejamento Estratégico para o Ciclo 2021-2026, que está alinhado com o planejamento Estratégico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
A secretária de Governança e Gestão Estratégica do TRT-16, Sílvia Maria Pontes de Castro, conduziu os trabalhos, ela reforçou a importância da colaboração de todos para o cumprimento das 21 metas, administrativas e judiciárias, no Planejamento Estratégico, já que várias delas, servirão de parâmetros para a definição do Ranking da Transparência, do Relatório de Sustentabilidade e para o Prêmio de Qualidade do Poder Judiciário. “É com este foco que o TRT da 16ª Região inicia a revisão do seu Planejamento Estratégico, cujo ciclo encerra em 2026. Além da avaliação e revisão do cumprimento das metas por unidade responsável, a Secretaria de Governança visa a sensibilização e preparação das unidades para o período do novo planejamento no âmbito da Justiça do Trabalho, e traça ações e projetos que busquem enfatizar a importância na integração entre as unidades, otimização da força de trabalho, desenvolvimento da liderança, gerenciamento dos riscos e governança colaborativa entre os gestores das áreas administrativa e judicial do Tribunal”, afirma Silva Maria Pontes de Castro.
A Secretária de Governança e Gestão Estratégica, disse ainda que “A convergência dos esforços promoverá o alcance das diretrizes e metas estabelecidas, com repercussão positiva da Transparência, Acessibilidade, Diversidade, Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Conformidade e outras políticas judiciais, além da eficiência judicial, já refletida nos resultados já alcançados das metas de Produtividade e Dados e Tecnologia”.
Nesta primeira reunião, o Marcos Antônio Silva da Divisão de Estatística explicou para os demais gestores como deverá ser feita a construção das fórmulas dos indicadores e das matrizes de cada meta. A diretora-geral do TRT-16, Fernanda Cristina Muniz Marques ressaltou a importância da necessidade do cumprimento de cada uma das metas.
A RAE é realizada periodicamente com o objetivo de acompanhar o desempenho do Regional, avaliando possíveis medidas e subsídios para o aprimoramento da eficiência jurisdicional.
As próximas reuniões da RAE deverão ocorrer já no mês de novembro e serão destinadas para as áreas administrativa e judiciária.