Segurança da Informação Corporativa e Pessoal foi tema de palestra da 3ª Semana do Servidor

quinta-feira, 29 de Outubro de 2015 - 0:00
Redator (a)
Suely Cavalcante
Flávio compartilhou dicas sobre segurança pessoal e corporativa

Apresentar as ameaças digitais, ferramentas de proteção e boas práticas para proporcionar mais segurança às informações pessoais e profissionais para evitar fraudes e roubos digitais, com prejuízos financeiros ou de imagem foram informações compartilhadas durante o curso "Segurança da Informação Corporativa e Pessoal", ministrado na tarde desta quarta-feira (28) e na manhã desta quinta-feira (29), pelo servidor Flávio Marcílio Paiva Ramos, lotado na Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações, onde atua como administrador de Banco de Dados. Flávio é mestre na Área de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos pela UFMA e especialista em Análise de Sistemas pela UESPI.

As ameaças atingem principalmente dispositivos como smartphones, notebooks, tablets, entre outros, cujos sistemas podem ser alvos de ameaças, as quais podem causar danos à imagem pessoal ou corporativa, além de prejuízos financeiros aos usuários. Uma dessas ameaças vem da exposição a ambientes infectados com softwares que objetivam executar ações danosas e operações ilícitas em um dispositivo, como por exemplo, malwares, também identificados como vírus, worms, adware, spyware, entre outros.

Além de detalhar as ameaças relacionadas às tecnologias atuais, Flávio também compartilhou dicas de como se proteger e utilizar esses dispositivos com segurança, a fim de garantir a proteção pessoal e corporativa. Segundo Flávio, atualmente os ataques não visam somente a vulnerabilidade tecnológica, mas também o descuido do usuário com sua segurança. Um dos ataques corriqueiros é o que visa o sequestro de dados, que podem ser usados para obter vantagens financeiras, entre outros objetivos.

Flávio disse que, às vezes, o usuário é reticente ao utilizar os recursos de segurança. Um exemplo disso é não gostar de criar uma senha difícil de ser decifrada, mas ao ter essa atitude, o "usuário está abrindo mão desses recursos e se tornando vulnerável a ataques digitais", observou.

Um outro aspecto abordado por Flávio referiu-se à vulnerabilidade das crianças que utilizam esses dispositivos sem o devido acompanhamento e orientação dos pais ou responsáveis. Ele ressaltou que é importante que os pais conversem com os filhos, orientando-os sobre os riscos.

Além disso, Flávio compartilhou dicas para utilização no comércio eletrônico, internet bank (acesso a operações bancárias) e nas redes sociais, que são as mais usadas pelos usuários.

3ª Semana do Servidor - a oficina fez parte da programação da 3ª Semana do Servidor, que está sendo realizada pela Escola Judicial do TRT-MA desde a última segunda-feira (26), com programação no Auditório Profª. Maria da Graça Jorge Martins, localizado no 1º andar do prédio-sede do Tribunal, e no auditório do Foro Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís.

11 visualizações