Semana da Conciliação: JT-MA entra na luta contra a Aids
quarta-feira, 1 de Dezembro de 2010 - 11:57
Redator (a)
Valquíria Santana
Advogado Raimundo Gonçalves recebe laço vermelho, símbolo da luta contra a Aids
Desa. Ilka Esdra (vice-presidente e corregedora do TRT), com as enfermeiras Terezinha Barros e Rafaela Brito
Quem foi ao Fórum Astolfo Serra (sede das varas de São Luís), no bairro Areinha, para as audiências da Semana Nacional da Conciliação, nesta quarta-feira, 1º de dezembro, também acompanhou as atividades do Dia Mundial de Luta contra a AIDS/HIV, organizadas pelo Serviço de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA). A campanha, que este ano traz o tema "Aids não tem preconceito. Você também não deve ter", ocorreu durante toda a manhã, no saguão do Fórum (2º andar), com a distribuição de material informativo e preservativos masculinos (camisinhas). O objetivo foi alertar sobre a importância da prevenção da doença e também do combate ao preconceito.
A atividade integra a programação da Semana Nacional de Conciliação, iniciada na última segunda-feira (29) nas varas trabalhistas da capital e do interior do estado.
Durante a campanha de luta contra a AIDS, no Fórum Astolfo Serra, foram distribuídos laços vermelhos, símbolo mundial da luta contra a AIDS. O laço vermelho foi criado para homenagear os mortos pela doença e para ajudar na conscientização sobre a epidemia. É visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids.
Durante todo o dia de hoje (1º) em São Luís, a Secretaria Estadual e A Secretaria Municipal de Saúde realizam atividades em vários pontos da cidade, pelo Dia Mundial de Luta Contra a AIDS/HIV. Em várias partes do país também ocorrem atividades nessa data.
Estatísticas - segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a estatística de HIV/AIDS no Maranhão mostra que já são 4.967 casos da doença no estado até setembro de 2010. Em primeiro lugar, com 2.032 casos, estão pessoas com idade entre 25 e 34 anos (42%); seguidos da faixa etária dos 35 a 44 anos (28,4%), com 1.369 casos; e dos 15 e 24 anos (13.9%,), com 668 casos da doença.
Em São Luís, conforme números disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), de 1985 a 2008, o total de casos de Aids na capital maranhense chegou a 2.146, sendo 1.456 em homens e 690 em mulheres; no ano passado foram 191 casos (111 homens e 80 mulheres); e este ano já acumula 64 casos (42 homens e 22 mulheres).
Dia Mundial - criado para relembrar o combate à AIDS e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.
Foi a Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu a data de 1º de dezembro. A decisão foi tomada em outubro de 1987. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministro da Saúde.
A cada ano, diferentes temas são abordados, destacando importantes questões relacionadas à doença. Este ano o tema é "Aids não tem preconceito. Você também não deve ter".
Fotos:Francisco Rodrigues