Semana de Magistrados: Gestão do tempo é tema de reflexão para melhorar o desempenho das equipes de trabalho

quinta-feira, 29 de Setembro de 2016 - 15:59
Redator (a)
Rosemary Araujo
Professora Ana Lúcia Zandomeneghi.
Juiz Rui Oliveira de Castro Vieira (titular da Vara do Trabalho de Balsas) interage com a palestrante.

"Gestão do Tempo e Produtividade" foi o tema levado à reflexão dos magistrados participantes da  6ª Semana de Formação de Magistrados, realizada pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJud16), na manhã desta quarta-feira (28/9), pela professora Ana Lúcia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi, da Universidade Federal do Maranhão. O objetivo da palestra centrou-se na necessidade de planejamento organizado, produtivo e satisfatório para o magistrado e a instituição. 
Segundo a palestrante, essa reflexão conduz o participante a ter compreensão da necessidade de organização de seu tempo, de acordo com o que deve ser feito em cada dia, bem como a definir o que será priorizado para a realização das tarefas. Classificando as atividades como importante (aquelas que sofrem cobranças para o cumprimento de metas), urgentes (aquelas que precisam de resolução imediata) e situações circunstanciais (aquelas que não há como controlar, pois devem ser atendidas tão logo surjam), a professora destacou: "Precisamos dimensionar nossas tarefas dentro do tempo disponível para executá-las, dando-lhes a devida importância, mas de forma organizada e em função do que cada uma delas representa no nosso fluxo de trabalho". Ela enfatizou, ainda, a necessidade do gerenciamento das habilidades inter e intrapessoais, por meio da categorização das atividades, a partir dos níveis de complexidade que cada uma demanda.
Abordando tópicos como a gestão de habilidades pessoais, organização do tempo e desempenho das atividades, e o gerenciamento de tempo a fim de planejar, organizar, agir e avaliar, a palestrante conceituou trabalho e contextualizou o papel do homem como trabalhador responsável pela função social que exerce no desempenho de suas atividades e de acordo com o impacto e com os efeitos que seu trabalho provoca na sociedade. Ana Lúcia também explicou o significado, a importância e os benefícios (no contexto institucional) que o trabalho possui, a fim de ajudar os magistrados a organizarem suas tarefas cotidianas frente às exigências cada vez maiores de produção na prestação jurisdicional. Ela também orientou-os sobre formas de organização para as equipes de trabalho, a fim de que as tarefas sejam realizadas com rapidez e eficiência, evitando a sobrecarga e/ou acúmulo de afazeres.
Palestrante - Ana Lúcia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi é psicóloga, pós-doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, professora adjunta do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia/BICT, da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Design/UFMA. Entre outras, atua nas seguintes linhas de pesquisa: inteligências múltiplas, criatividade e acessibilidade para web, reintegração e responsabilidade social e resíduos. Também é autora de livros e artigos em congressos nacionais e internacionais.
6ª SFM - o evento realizado pela Escola Judicial no período de 26 a 30/9 é dirigido aos desembargadores do TRT e juízes titulares e substitutos das Varas do Trabalho da 16ª Região e integra a programação de formação continuada de magistrados, conforme Resoluções 1/2008 e 9/2011 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). Atualmente, o diretor da EJud16 é o desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho e o coordenador é o juiz Paulo Fernando da Silva Santos Júnior.

 

16 visualizações