Serviço de Comunicação do TRT abre Mostra Itinerante no Intercom Nordeste
O Serviço de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão (TRT) iniciou, nesta quinta-feira (12), a I Mostra Itinerante da Justiça do Trabalho no Estado, durante a abertura do X Congresso Nordeste de Ciências da Comunicação – Intercom Nordeste 2008.
A mostra reúne 12 painéis do Concurso de Fotografia da Justiça do Trabalho; edições do Jornal Parágrafo Único; informações do I Concurso de Reportagem da JT; exposições virtuais do Centro de Memória e outras ações desenvolvidas pelo Tribunal.
O presidente do Tribunal, desembargador Gerson de Oliveira, disse que a mostra é uma atividade que integra o planejamento estratégico da instituição. "A iniciativa visa aproximar cada vez mais a Justiça do Trabalho da sociedade, informando sobre os direitos do trabalhador e como ter acesso aos órgãos e serviços da Justiça Trabalhista no Estado", destacou.
A chefe do Serviço de Comunicação do TRT-MA, Edvânia Kátia, lembrou que a mostra também é uma vitrine para divulgação do I Concurso de Reportagem. "A Justiça do Trabalho no Maranhão tem como princípio aperfeiçoar cada vez mais o relacionamento com os profissionais da mídia", afirmou.
Participaram da mesa de abertura do evento o presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (Intercom), professor José Marques de Melo; o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalinho Salgado; o chefe do Departamento do Curso de Comunicação da UFMA, Francisco Gonçalves; a presidente da Associação Maranhense de Imprensa (AMI), Wal Oliveira; a coordenadora Científica do Intercom, Roseane Pinheiro e a secretária municipal de Comunicação de São Luís, Andréa Viana.
São Luís está sediando, pela primeira vez, o Intecom Nordeste que será encerrado neste sábado (14) e que reúne professores pesquisadores, estudantes e profissionais da mídia. Com o tema central “Mídia, Ecologia e Sociedade, o evento é uma realização do Intercom, UFMA e AMI. No congresso, estão inscritos 1200 participantes e serão apresentados 300 trabalhos científicos.
A programação inclui palestras, oficinas, exposições, lançamentos de livros. <>Imprensa e cidadania - “A minha relação com o Maranhão é entranhável e tem uma ligação com a mídia e ecologia”, disse o professor Marques de Melo que, na oportunidade, apresentou um panorama da história do Curso de Comunicação da UFMA, criado há 40 anos. Marques de Melo também enfatizou a importância da Intercom para a sociedade brasileira e abordou o aspecto do desenvolvimento tecnlógico e o retrocesso ético, cultural e político por que passa a imprensa no país. “O objetivo da Intercom é resgatar, nas regiões, a auto-estima perdida e buscar uma educação mais democrática e inclusiva. Cidadania começa com o reconhecimento de que o cidadão tem que saber o que acontece ao seu redor para participar”, acrescentou. Durante a solenidade de abertura, a jornalista Wal Oliveira defendeu a obrigatoriedade do diploma de jornalistas para o exercício profissional. O diretor regional dos Correios no Maranhão, Carlos Alberto Pinheiro lançou, durante a abertura do Intercom, o selo de 200 anos da Imprensa Nacional, que comemora também os 200 anos da chegada da família Real Portuguesa ao Brasil. Fotos: Romeu Ribeiro