Servidor da DMP apresenta três práticas durante o II Seminário de Gestão Estratégica do TRT-MA
Ainda repercutem as boas práticas apresentadas na I Mostra da Qualidade da Justiça do Trabalho do Maranhão, realizada no último dia do II Seminário de Gestão Estratégica do TRT 16, ocorrido em setembro, na sede do Tribunal. A Diretora de Material e Patrimônio (DMP) foi a unidade que mais apresentou boas práticas, um total de três. As duas primeiras, “Serviço de Atendimento ao Colega” e “Troca com troco”, realizadas em parceria com o pessoal terceirizado da Liman; e a terceira, “Aplicação de norma interna”, desenvolvida pelos servidores da DMP. Essas práticas foram apresentadas pelo servidor Luiz Antônio Moraes Pires, então lotado naquela unidade.
Luiz Pires explicou que o “Serviço de atendimento ao colega” foi um projeto que tinha como fim levantar demandas e recolher equipamentos ociosos estocados nas unidades da instituição. Segundo o servidor, havia carência de equipamentos e mobiliário em muitas unidades, mas havia esses equipamentos em estoque ou depositados como bens inservíveis. “Visitei várias unidades e levantei as necessidades. A partir daí, sempre recebia pedidos de colegas que, na grande maioria das vezes, eram atendidos”, disse Luiz Pires.
Durante a aplicação do projeto, foram retirados os materiais ociosos, cuja baixa era dada na própria unidade durante a retirada do equipamento, por meio do acesso ao sistema de patrimônio via SAPT. “Com isto, diminuíram-se a burocracia e o entulho tecnológico nas unidades”, observou Luiz Pires.
Com a aplicação dessa prática, houve melhoria das condições de trabalho, mais conforto, ambiente mais saudável, sem os ociosos entulhados; houve também o pronto atendimento e a atenção. “Foram muitos os benefícios alcançados com o projeto, dentre os quais mais espaço físico nos depósitos do Patrimônio, reaproveitamento de mesas e cadeiras que seriam alienadas e melhor comunicação com os clientes internos”, reiterou.
Já a prática “Troca com troco” tinha como escopo substituir geladeiras antigas por modelos novos em estoque, com direito a relógio de parede. Com a aquisição de 35 aparelhos de frigobar, foi iniciada a substituição dos aparelhos antigos, que contavam com mais de 15 anos e que, por isso, consumiam mais energia. Foi lançada uma “promoção”: a unidade que solicitasse um aparelho novo “ganhava” um relógio de parede. “Claro que o relógio ia com o termo de responsabilidade da unidade requisitante”, esclareceu.
“A dificuldade encontrada para colocar o projeto em prática foi a falta de estivadores contratados para transportar o material. Em contrapartida, os benefícios alcançados com o projeto superaram as dificuldades”, confessou. A prática contribuiu para diminuir o consumo de energia elétrica, houve a distribuição de material que já havia perdido a garantia de um ano e prevenção para que a garantia dos aparelhos de frigobar não fosse perdida.
O servidor Luiz Pires também apresentou o projeto “Aplicação de norma interna”. A prática consiste no cumprimento sistemático do Ato Regulamentar 4/2010, que disciplina a política de seleção, aquisição, controle e descarte do material que compõe o acervo do Setor de Biblioteca do Tribunal e dá outras providências.
Com o citado ato, os livros deixaram de ser classificados como material permanente e, em conseqüência, deixaram de ser tombados (registrados individualmente com plaquetas de identificação). “Dentre os benefícios alcançados, houve a diminuição do trabalho e consequente ganho de tempo para investir em novas tarefas”, concluiu Luiz Pires.
Durante a apresentação das boas práticas, o servidor Luiz Pires interagiu com o público e chegou a apresentar músicas, cujas letras traziam mensagens voltadas para aplicação de cada case.
Boas práticas – A assessoria de Comunicação, durante o mês de outubro, também divulgará as demais práticas que compuseram a I Mostra da Qualidade da Justiça do Trabalho do Maranhão. Foram elas, o Anjo Servidor (Escola Judicial); Juízo Conciliatório em Recurso de Revista (Assessoria Jurídica da Presidência); Formando para Estratégia (Secretária de Gestão Estratégica e Estatística); Fale Direto com Ouvidor (Ouvidoria); Agência Judicial (Comunicação); Divisão de Trabalho pelo último/ único dígito do Processo (Vara do Trabalho de Bacabal); Divulgando a Justiça do Trabalho - Organização Física Processual - Humanizando a Sala de Espera (Vara do Trabalho de Estreito); Gestão da Qualidade de Vida (Serviço de Saúde) e Protocolo Eletrônico (Informática).