Servidor do TRT-MA expõe pela segunda vez no Espaço de Arte do FAS

quarta-feira, 28 de Novembro de 2012 - 16:54
Redator (a)
Suely Cavalcante
Magistrados e servidores do Judiciário são retratados na exposição

O servidor Ronie Duarte, da 7ª Vara do Trabalho de São Luís, volta a expor no Espaço de Arte do Fórum Astolfo Serra, no Cemoc, localizado na Avenida Senador Vitorino Freire, 2001, Areinha. Desta vez a exposição reúne 20 caricaturas de servidores do TRT-16 e da Justiça Estadual, e pode ser conferida de 2ª a 6ª feira, de 9h às 11h30 e das 12h30 às 15h.

NÓS (,) DA JUSTIÇA, é uma homenagem aos que fazem a Justiça no Maranhão, em especial, servidores da 2ª Vara Trabalhista (VT) de São Luís, trazendo um pouco de leveza e humor ao ambiente de trabalho, e ao mesmo tempo, uma autocrítica sobre o que contribui para os entraves do Judiciário. Com título de duplo sentido, NÓS (,) DA JUSTIÇA aborda dois aspectos: NÓS, pronome pessoal, referindo-se às pessoas que trabalham no dia a dia do Judiciário; e NÓS, substantivo plural, que reflete a realidade do Judiciário atual.

Para Ronie Duarte, a homenagem aos servidores, principalmente, os da 2ª Vara (maioria dos personagens) é também um agradecimento, "pois foi a minha porta de entrada aqui na 16ª Região, onde fui muito bem recebido”. A homenagem também é extensiva aos magistrados, demais servidores, e terceirizados da Justiça do Trabalho no Maranhão, bem como aos servidores de outros segmentos da Justiça. Os personagens retratados por Ronie aproveitam para fazer uma autocrítica ao Judiciário, “cada um dando sua opinião, citando um dos nós, das amarras do Judiciário", explicou.

O Artista - natural de Jacaraú-PB, Ronie Duarte envolveu-se com a arte do desenho ainda menino, como hobby, experiência que o levou a cursar alguns períodos da faculdade de Educação Artística para, então, dedicar-se ao Direito. Em sua primeira exposição denominada "Caras e Bocas", realizada em 2011, no Espaço de Arte, o artista retomou a arte do desenho de caricaturas, aprimorando sua técnica na retratação de situações e figuras do cotidiano brasileiro e mundial, entre celebridades e anônimos.

Mais informações sobre a exposição pelo ramal 9501 (Cemoc).

2 visualizações