Servidor do TRT-MA tem dissertação de mestrado selecionada para Congresso Internacional de Matemática na Alemanha

terça-feira, 2 de Fevereiro de 2016 - 11:30
Redator (a)
Suely Cavalcante
Marcos defendeu dissertação voltada para melhorar ensino-aprendizagem em matemática no Maranhão
Marcos e os integrantes da banca examinadora

O servidor Marcos Antônio de Souza Silva, Analista Judiciário, especialidade Estatística, lotado na Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), teve sua dissertação de mestrado em matemática selecionada para apresentação no 13º Congresso Internacional de Educação Matemática, que vai ser realizado em julho deste ano, em Hamburgo, na Alemanha. A dissertação, apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional da Sociedade Brasileira de Matemática em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade Federal do Maranhão para obtenção do título de mestre em Matemática, teve como orientador o professor doutor Raimundo Luna Neres, e foi defendida em 28 de agosto de 2015. A banca examinadora foi composta pelo orientador e pelos professores doutores Josenildo Souza Chaves e Raimundo José Barbosa Brandão.

Com o título "A Estatística e o Planejamento Estratégico como instrumentos de auxílio para melhoria do aprendizado em matemática nas escolas públicas do Estado do Maranhão", o trabalho teve como objetivo principal apresentar uma metodologia que possa contribuir para melhoria do ensino-aprendizagem em matemática no Estado do Maranhão. A metodologia proposta foi a do Balanced  Scorecard (BSC), que foi utilizada para elaborar um planejamento estratégico capaz de direcionar ações institucionais, com as características necessárias para a obtenção dos resultados esperados.

Para auxiliar o processo de construção, ele abordou duas importantes ferramentas: os indicadores, que servirão para mensurar os objetivos estratégicos traçados e a análise envoltória de dados, cuja sigla em inglês é DEA (Data Envelopment Analysis), que é uma ferramenta estatística que faz comparação de eficiência entre unidades de ensino. "Estabelecida esta lógica, selecionamos as escolas públicas estaduais e municipais maranhenses que obtiveram as melhores notas no ENEM em 2014, escolhemos três indicadores e fizemos as devidas análises", explicou. Um dado que chamou a atenção dele foi que entre as escolas selecionadas oito são escolares militares.

Segundo Marcos, a escolha do tema foi motivada, particularmente, pela veiculação de notícias que informavam que o ensino-aprendizagem em matemática no Maranhão é, de um modo geral, deficitário. Relatório do Movimento Todos pela Educação, que trata do aprendizado de matemática no Brasil, e divulgado em julho de 2015, mostra o Maranhão ocupando o penúltimo lugar entre os estados e o Distrito Federal, com apenas 2,8% dos estudantes concluintes do ensino médio com domínio do conteúdo da matéria, enquanto a média, no Brasil, em 2013, era de 9,3%. Marcos também foi motivado pela certeza de que esse quadro pode ser alterado se trabalhado com diligência.

Na conclusão do trabalho, Marcos ressaltou que há meios de modificar o quadro pelo qual passam os alunos, professores, escolas e a comunidade em geral. "Mostramos que a estatística e a administração podem ser ferramentas de grande importância para transformação da sociedade maranhense, com a formação de pessoas que possam dominar melhor os ensinos da matemática nos anos que passam em sala de aula", concluiu.

Seleção - Marcos explicou que, após a defesa do trabalho, ele o inscreveu em importantes eventos na área de matemática. A dissertação também foi selecionada para ser apresentada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Estadual de Goiás (UEG), mas ele não pôde apresentá-los. Para ir à Alemanha, Marcos solicitou apoio da organização do evento para ajudá-lo a custear as despesas. A solicitação foi atendida em parte, com o financiamento da inscrição e um valor a título de ajuda de custo.  

Para Marcos, a oportunidade de estar em um evento desse porte é muito importante e gratificante. "Além de conhecer outros trabalhos e metodologias,  ainda há a oportunidade de trocar informações, conhecer boas práticas, outras culturas, profissionais de vários países, e ter acessos a experiências que podem ajudar na nossa realidade educacional", observou.   

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