Servidor do TRT-MA vai aos Jogos Pan-Americanos
Marcone Reis Freire, atleta maranhense de ciclismo e servidor do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MA), lotado na 3ª Vara do Trabalho de São Luís, larga, de bicicleta, no próximo dia 20 (quarta-feira), às 06 h, rumo ao XV Jogos Pan-americanos. Os jogos vão acontecer no Rio de Janeiro no período de 13 a 29 de julho deste ano.
Também fazem parte da equipe de Marcone os atletas João Carlos G. da Silva, Luís Henrique, Maurício Roberto e Zadock Rocha Gomes. Os cinco ciclistas vão cortar os Estados do Maranhão, Tocantins, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro, com a previsão de chegada ao Rio no dia 11 de julho.
A rota equivale a 3.200km em 17 dias. A média será de 200 km por dia. O objetivo da equipe é assistir às provas do Pan, participar de treinamentos para avaliação de estágio durante uma semana, divulgar o ciclismo maranhense em nível internacional, conhecer a qualidade dos ciclistas estrangeiros e repassar aos atletas maranhenses a experiência obtida durante o evento. “O projeto é mais um desafio em minha carreira”, diz Marcone. Em 1994, ele fez o Desafio Ciclístico de São Luís a São Paulo no espaço de 17 dias; obteve os títulos de bicampeão maranhense, em 2004 e 2005; campeão das Olimpíadas do TRT na cidade de Belém, em 2005; conquista do bicampeonato em Brasília, em 2006, e pretende obter o tri na 3ª edição das Olimpíadas, marcada para 29 de outubro a 03 de novembro em 2007, no Rio de Janeiro. Também foi campeão Norte e Nordeste em 2002 de ciclismo; campeão da Volta Ilha em 2004, com roteiro de Ribamar a Lagoa da Jansen, correspondente a 60 km num tempo de uma hora e meia, promovido pela Federação Maranhense de Ciclismo.
O projeto de Marcone Reis para chegar aos jogos Pan-Americanos equivaleria aproximadamente a R$ 15 mil. Mas, diante da falta de patrocínio, os atletas tentam obter, no mínimo, um recurso de R$ 2.000,00. A maioria das despesas será paga com recursos próprios. Conforme o cronograma, os gastos prévios seriam com academia, suplemento alimentar, preparador físico, nutricionista, manutenção de bicicleta e, no período da viagem, despesas com alimentação, hospedagem, kit uniforme, kit manutenção, seguro saúde. Por conta disso, eles vão sem batedor e demais profissionais que pudessem garantir tranqüilidade ao transcurso da viagem. Aqueles que estiverem interessados em patrocinar a viagem dos ciclistas, podem colaborar com qualquer quantia. Basta que mantenham contato com Marcone pelos telefones 8814-1643. 3239-2059.