Servidora Rosely Vieira faz palestra sobre trabalho seguro para adolescentes na Caravana da Liberdade

quinta-feira, 22 de Novembro de 2012 - 18:08
Redator (a)
Edvânia Kátia
Rosely Vieira ficou emocionada com depoimento de um aluno que falou sobre falta de segurança das crianças na roça

A servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, Rosely Belo Ribeiro Vieira, ministrou a oficina Trabalho Seguro, durante a Caravana da Liberdade, que está sendo encerrada hoje (22) em Codó. Alunos da rede pública de ensino aprenderam um pouco sobre a importância do tema saúde e segurança no trabalho, conheceram os tipos de risco a que os trabalhadores podem estar expostos e as medidas preventivas. A oficina foi aberta com uma ginástica laboral.

Rosely Vieira é formada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão, ergonomista pela UFMA e mestranda em Administração Pública pela FEAD (Faculdade de Administração de Minas Gerais, membro da Comissão Nacional de Saúde e Segurança do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT)  e coordenadora da Comissão de Engenharia, Saúde e Medicina do Trabalho do TRT-MA.

Depois de conhecerem sobre os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e risco de acidente, os alunos tiveram uma participação ativa e aprenderam a identificar os agentes causadores de acidente de trabalho e compreenderam a importância do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC). “Fiquei emocionada com o depoimento de um dos alunos. Ele disse que os pais, às vezes, levam os filhos para a roça sem saber que estão prejudicando suas crianças. Por isso é muito importante o conhecimento. Esse aluno também disse que as palestras e informações que receberam durante a caravana serão muito importantes para uma mudança de cultura e de comportamento”, registrou a servidora.

Para finalizar a palestra, a servidora Rosely Vieira reforçou que ambiente de trabalho é lugar de adulto. “As crianças devem estar nas escolas para que possam ter competência para conquistar um trabalho digno”, ressaltou.

CARAVANA - A caravana é uma articulação do Poder Judiciário, Ministério Público, Governo do Estado e organizações não-governamentais de ações de prevenção e repressão ao trabalho escravo infantil e que conta também com atividades de cidadania que incluem emissão de documentos, palestras e oficinas. Codó foi o primeiro município a receber a caravana.

6 visualizações