Servidores da VT de Timon aprendem a utilizar o sistema PJe-JT

quarta-feira, 13 de Março de 2013 - 17:43
Redator (a)
Suely Cavalcante
Gutemberg Santos treina servidores da VT de Timon para utilização do PJe

Os servidores da Vara do Trabalho de Timon, na Região Leste Maranhense, intercalam informações teóricas com atividades práticas sobre o Sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) durante capacitação sobre o sistema na sede da VT. O servidor da Vara Trabalhista de Barreirinhas e integrante da Equipe de Multiplicadores Regionais do PJe no TRT da 16ª Região  (EMPJe-16ª Região), Gutemberg Pereira Vidal Santos, está ministrando o treinamento, que vai encerrar na próxima sexta-feira (15). Na abertura do treinamento, realizado na manhã desta segunda-feira (11), o juiz titular da VT de Timon, Francisco José de Carvalho Neto, esteve presente.

Com uma carga horária de 40 horas, o treinamento visa à capacitação dos servidores para a operacionalização do PJe-JT, sistema que será implantado na VT de Timon no dia 25 deste mês. O sistema já foi implantado nas sete varas trabalhistas de São Luís, nas VTs de Barreirinhas (a primeira a receber o PJe), Chapadinha, Presidente Dutra e no TRT (neste caso apenas para protocolização de ação rescisória). A implantação do PJe-JT no Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) segue cronograma de atividades do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Durante o período de treinamento, estão suspensos os expedientes interno e externo na VT de Timon, assim como a suspensão dos prazos processuais, conforme a Portaria do Gabinete da Presidência nº 176/2013, haja vista a necessidade de capacitar magistrados e servidores para uso do sistema.

De acordo com a Portaria GP, as matérias judiciárias da VT disponibilizadas no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT), durante o período de suspensão dos expedientes, considerar-se-ão publicadas no primeiro dia útil subsequente.

Para o juiz Carvalho Neto, o treinamento é também uma forma de adaptar-se à nova rotina processual na VT, que logo estará funcionando eletronicamente. Segundo o magistrado, o processo eletrônico facilita o acesso à justiça, uma vez que pode ser acessado 24 horas por dia, de onde o interessado estiver. O magistrado lembrou a necessidade de certificação digital para a utilização do PJe.

Coordenado pela Escola Judicial do TRT-MA, o treinamento sobre Pje está alinhado ao tema Gestão de Pessoas do planejamento estratégico do tribunal.

3 visualizações