Servidores do TRT-MA apresentam sugestões sustentáveis para reduzir custos
Em tempos de orçamento deficitário, servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) aderem à campanha institucional "Sou Mais TRT-MA" e apresentam sugestões sustentáveis que visam à economia no consumo de água e, consequentemente, na redução de custos. As ideias vêm ao encontro das medidas estabelecidas pela administração do Tribunal visando à diminuição de despesas, bem como relacionam-se com as atividades previstas no Plano de Logística Sustentável do Tribunal, em fase de implantação, sob a coordenação do Setor de Gestão Socioambiental.
O orçamento da Justiça do Trabalho sofreu um corte de quase 30% na verba de custeio e de 90% em investimento em construção. De acordo com o presidente do TRT-MA, desembargador James Magno Araújo Farias, as iniciativas que visem reduzir despesas estão sendo incentivadas. Por isso, a campanha "Sou Mais TRT-MA" convida cada magistrado, servidor, terceirizado e estagiário a fazer sua parte para o enfrentamento da situação.
As sugestões foram compartilhadas com o chefe do Setor de Gestão Socioambiental do TRT-MA, engenheiro Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar. "Duas soluções simples, eficientes e de baixo custo estão sendo aplicadas nas instalações hidráulicas dos prédios do TRT 16ª Região", disse. Uma delas foi proposta pelo coordenador de Serviços Gerais do Tribunal, José de Ribamar Santos Batista. Durante o trabalho de revisão das instalações hidráulicas promovido em parceria com o Setor de Gestão Socioambiental, Batista sugeriu que fosse feito o aproveitamento de tampas plásticas de embalagens usadas de detergente como redutores de vazão. Marcelo explicou que a solução é simples e de baixo custo, não compromete a funcionalidade das torneiras, e proporciona aos usuários conforto e eficiência aliado à redução no consumo de água.
A coordenadora de Material e Logística, Luciana Cristina Gehlen, apresentou a outra sugestão. Após assistir a uma reportagem que mostrava o uso de garrafas pet com até 1,5 litros no interior das caixas de descargas para diminuir o consumo de água, Luciana propôs a adoção da ideia por este Regional, uma vez que a medida resulta na economia de 25% do volume de água utilizado em cada descarga. Em um aparelho cuja descarga seja acionada, no mínimo, quatro vezes por dia, a economia diária corresponde a 6 litros de água por vaso sanitário.
Marcelo parabenizou os colegas e afirmou que o Setor de Gestão Sociambiental está promovendo a implementação destas idéias ao longo do processo de revisão das instalações hidráulicas em andamento. Ele convidou os demais servidores a contribuírem com soluções que, além de favorecer a preservação da natureza, resultem em redução de custos para o nosso Tribunal.
Doação de garrafas pet e de tampas de detergentes - o Setor de Gestão Socioambiental está recebendo doação de garrafas pet com capacidade de 500 ml, 1 litro e 1,5 litros e de tampas de detergente para viabilizar a continuidade da implementação das ideias sugeridas. As doações podem ser entregues na unidade, que está funcionando em uma sala no Anexo C, próximo às instalações da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC).
Seção de Comunicação - desde a edição do Ato do Gabinete da Presidência nº 1/2016, que estabeleceu regime excepcional de redução de gastos, a fim de adequar as despesas ao orçamento disponível para este ano e viabilizar a manutenção das atividades do TRT-MA, a Seção de Comunicação está utilizando somente 40% das lâmpadas ligadas durante o expediente; também está desligando os monitores quando não estão em uso; e promovendo o uso consciente de água.
Gabinete desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior - o gabinete vem realizando uma gestão de recursos, que se destaca pelo baixo consumo em energia elétrica, água, papel e descartáveis. O gabinete aproveita bem a luz solar, e assim diminui o consumo de energia elétrica. O desembargador Luiz Cosmo e servidores adotaram canecas, copos de vidros e garrafas squeeze e não utilizam mais os copos descartáveis. O consumo de papel foi reduzido com o uso de dispositivos para assinatura digital, entre outras iniciativas.
Com informações do Setor de Gestão Socioambiental.