Servidores do TRT-MA destacam importância da Olimpíada da JT para qualidade de vida e desempenho profissional
Melhora na qualidade de vida, com repercussão no desempenho profissional, e a oportunidade de interagir com outros servidores são aspectos positivos ressaltados pela delegação do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) que participou da XIV Olimpíada da Justiça do Trabalho (XIV ONJT), realizada em Goiânia, de 26 de setembro a 2 de outubro deste ano.
Um dos destaques do TRT maranhense, Rodrigo Pessanha Tunholi, lotado na Diretoria Geral, que conquistou três medalhas de ouro no atletismo, nas provas de 800m, 1.500 m e 3.000m, disse que participar da XIV ONJT foi uma experiência rica, uma vez que o objetivo principal do evento visa muito mais que a conquista de uma medalha e a competição em si.
Para ele, estar na competição possibilita troca de experiências com outros servidores, incentiva a prática de atividades esportivas e desperta o interesse pelo esporte. Rodrigo disse que além da atividade física influenciar positivamente no rendimento profissional e para a saúde como um todo, “o esporte te faz crescer como pessoa, aumenta a disciplina e o respeito pelo próximo, além de conhecermos muita gente bacana pelo caminho”, enfatizou.
Estreante na ONJT, Jandilma Tereza Gomes Ferreira, do Gabinete da Presidência, que garantiu a medalha de bronze no atletismo, na prova dos 3.000m feminino, também defende os benefícios da prática esportiva para a qualidade de vida e elogia a competição. "As olimpíadas foram, na verdade, uma grande brincadeira e eu adorei participar”, disse ela, que além de conquistar a medalha, já observou uma melhora substancial na saúde. Jandilma começou a correr no ano passado. “A corrida é uma coisa recente na minha vida. Comecei a correr em agosto de 2014, logo após perder meus pais. “Eu já fazia pilates, yoga e dança, mas o legal da corrida é que ela me ajuda a perder peso e a combater o colesterol alto”, completou.
8 medalhas - a delegação do TRT maranhense conquistou oito medalhas na XIV ONJT. Também subiram ao pódio os servidores Alysson Frank de Castro e Souza, da Central de Mandados, que ficou com a prata nos 200 m (atletismo); Alexsandro de Castro Castelo Branco, lotado no gabinete da desembargadora Solange Cristina Passos de Castro, medalha de bronze nos 800m e 200m (atletismo); e Glennyo Clay Santos Batalha, diretor de secretaria da 2ª Vara do Trabalho de Imperatriz, que conquistou o bronze nas competições de damas individual misto.
As conquistas garantiram ao TRT-MA a 19ª colocação no quadro geral de medalhas entre as 23 delegações (22 TRTs e o Tribunal Superior do Trabalho) presentes à XIV ONJT. Apesar do maior número de ouro, a quantidade de medalhas foi menor em comparação com as conquistadas em 2014 (Maceió) e 2013 (Brasília).
Delegação - sob a coordenação da Associação dos Servidores do Tribunal do Trabalho da 16ª Região (ASTRA XVI) e composta por 24 servidores, a delegação do TRT-MA foi a 17ª em número de integrantes. De volta para casa, os participantes propõem buscar alternativas para atrair mais servidores para a competição. A presidente da ASTRA XVI, Sílvia Castro, secretária executiva da Escola Judicial, disse que é necessário criar mais iniciativas para aumentar a participação dos servidores. “Precisamos traçar planos de ação efetivos para aumentar nossa equipe”, afirmou. Já Glennyo Batalha acredita que é preciso dar visibilidade a outras modalidades e não focar apenas no futebol. “Atletismo e natação dão muitas medalhas”, acrescentou.
Iuri de Sousa Furtado, servidor lotado no gabinete da desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, sugeriu a utilização do e-mail corporativo para difundir o trabalho da Astra XVI e “chamar mais gente para participar”. José Vicente Araújo dos Santos, lotado no Setor Gráfico, apresentou uma outra alternativa. “Se cada componente que foi este ano conseguir convencer uma outra pessoa a participar da OJNT, ano que vem já seriam 56 atletas”.
As próximas olimpíadas estão marcadas para 2016 e serão realizadas em Natal, no Rio Grande do Norte. Mesmo faltando um ano, não há tempo a perder. Os interessados em integrar as próximas delegações, ou mesmo em apresentar sugestões para aumentar a participação dos servidores, podem procurar a diretoria da Astra XVI. Os ramais são 9364 e 9429 (Edvaldo); e 9430 (Silvia).
XIV ONJT - nesta edição participaram 864 atletas, competindo em 19 modalidades. A Olimpíada é realizada anualmente, desde 2002, pela Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Trabalhista (ANASTRA).