Servidores do TRT-MA estudam as 12 leis da qualidade de vida
sexta-feira, 13 de Maio de 2011 - 9:51
Redator (a)
Valquíria Santana
Todas as 3ª feiras, um grupo de servidores do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) participam do curso “Qualidade de vida: 12 semanas para mudar uma vida”, realizado das 8h às 10h, até o dia 26 de julho, na Sala de Treinamento (1ª andar). Após essa data, esses servidores serão facilitadores nas próximas edições do curso e também contribuirão com projetos do TRT na questão da qualidade de vida.
O curso, coordenado por Rosely Vieira, chefe do Serviço de Saúde do TRT-MA, também está postado no ambiente virtual de aprendizagem da InterativaEaD (www.interativaead.proeducativa.com.br). Os certificados serão emitidos pela Escola Judicial do TRT aos participantes que alcançarem a nota mínima de 7 e obtiverem a freqüência nos encontros mínima de 75%. As próximas edições do curso no TRT e Fórum Astolfo Serra (varas da capital) serão presenciais e para os servidores das VTs do interior, na modalidade a distância.
Segundo a coordenadora e instrutora do curso, Rosely Vieira, o objetivo é capacitar e promover atualização de servidores com foco no desenvolvimento do potencial humano e do conhecimento das principais teorias do PAIQ (Programa da Academia de Inteligência de Qualidade de Vida), a partir de um conteúdo programático que permita aos participantes, ao final do curso, conduzirem assertivamente suas emoções, melhorando assim a qualidade de vida. Ao final, os participantes terão ferramentas tanto para conquistar excelência de vida como para enriquecer sua inteligência, sua compreensão da existência.
Leis da qualidade de vida - o conteúdo do curso inclui o estudo e discussão de assuntos novos e importantíssimos da psicologia: ser autor da própria história, o resgate da liderança do "eu", gerenciar o pensamento e proteger a memória. As atividades são realizadas com base no livro “12 semanas para mudar uma vida”, do psiquiatra, cientista e autor de vários livros, Augusto Cury. Nessa obra está presente o PAIQ, que é constituído por 12 leis fundamentais, tais como, gerenciar os pensamentos, administrar a emoção e libertar a criatividade. O autor do livro estimula e recomenda a criação de grupos de estudo de capacictação, como o qu está sendo realizado no TRT.
Durante o curso são estudadas as 12 leis da qualidade de vida - ser autor da sua história; contemplar o belo; libertar a criatividade: superar a rotina; ter um sono restaurador; gerenciar os pensamentos; administrar a emoção; trabalhar os papéis da memória: reeditar o filme do inconsciente;a arte de ouvir e dialogar; a arte do autodiálogo: a mesa redonda do "eu"; ser empreendedor: trabalhar perdas e frustrações; inteligência espiritual: superando conflitos existenciais; e fazer da vida uma festa: a arte do prazer de viver.
Participam do curso os servidores Ércio Cutrim e Zeneide Oliveira (Serviço de Saúde), Suely Cavalcante (Comunicação), Jandilma Tereza Gomes (Presidência), Maria do Carmo Matos (Diretoria Geral), Ana Célia Mendes (Controle Interno), Nonata Teixeira (Biblioteca), Marcos Antônio de Souza (Planejamento), Jucineide Moreira Jacinto (Secretaria Administrativa) e Gustavo (Diretoria de Pessoal).
Planejamento estratégico - o curso integra as ações do Projeto Trabalho e Bem Estar, contemplado no Planejamento Estratégico do TRT, no tema Gestão de Pessoas, que, entre outras questões, busca a melhoria contínua do clima organizacional e da qualidade de vida de magistrados e servidores. Também faz parte das atividades do Projeto Qualificar, desenvolvido pela Escola Judicial do Tribunal, e que está alinhado ao tema Gestão de Pessoas.
Instrutora - Rosely Vieira é presidente do Fórum Brasileiro de Educação Corporativa do Judiciário, assistente social, psicanalista, especialista em Educação a Distância pela Universidade de Brasília (UNB), membro do Comitê de Educação a Distância do Conselho Superior da Justiça do Trabalho,consultora organizacional pela FGV e membro do Conselho Consultivo da Escola Judicial do TRT da 16ª Região. Ingressou no TRT em 1990.