Servidores do TRT-MA participam de oficinas para elaborar as competências organizacionais do Tribunal
Gestores das unidades administrativa e judiciária do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região retomam o mapeamento das competências para a atualização das competências organizacionais, comportamentais, além da elaboração das competências técnicas do TRT-MA , a fim de melhorar o desempenho dos servidores e da instituição. O mapeamento faz parte das oficinas de gestão de pessoas por competências na Justiça do Trabalho promovidas pela Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, atendendo às orientações da resolução de n° 156/2017 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Ministradas pela servidora Rosely Belo Ribeiro, lotada na CGEEP, e mestre em administração, as oficinas ocorreram entre os dias 18 e 20 deste mês e, também, no dia 25/10, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sala anexa à Coordenadoria de Gestão Estratégica, no Auditório do Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, e na sala anexa à Secretaria do Tribunal Pleno, com público-alvo diferente e uma carga horária de 8h em cada dia.
Nas oficinas, Rosely Ribeiro explicou que as competências gerenciais são um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que afetam parte considerável do trabalho desenvolvido pelo indivíduo e, consequentemente, o seu desempenho. Como exemplo da importância de se desenvolver essas competências, ela citou o Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe), software criado para permitir a prática dos atos processuais e o acompanhamento dos processos judiciais. "Antes de implantá-lo, não bastava só tê-lo, as pessoas deveriam estar aptas a utilizá-lo. Então isso era uma competência que precisava ser desenvolvida", explicou.
A oficina de unificação das competências gerenciais e organizacionais, competências que já foram mapeadas nos anos de 2014 e 2015, foi voltada para os gestores do TRT-16 das unidades administrativas e judiciais e ocorreu no primeiro dia (18/10). Utilizando a metodologia do inventário comportamental, os servidores identificaram e elaboraram um conjunto de comportamentos que proporcionem uma conduta ideal e necessária para que a instituição possa agir alinhada a sua missão, visão, valores e estratégia organizacional, visando assim atingir melhores resultados.
Nos dias 19, 20 e 25/10, os públicos-alvo foram os assessores de gabinetes de desembargadores, diretores das varas trabalhistas e servidores das Turmas do Pleno do TRT-MA, respectivamente. Eles mapearam as competências técnicas para o desempenho das atividades que desenvolvem. Os servidores descreveram os produtos e serviços que realizam no Tribunal e definiram quais são os conhecimentos técnicos necessários que precisam ter para desenvolvê-los.
Por meio dessas oficinas, foram criadas as bases para a atualização das competências organizacionais do TRT-MA, que serão encaminhadas para administração, a fim de serem apreciadas. Para Marcelo Mizerani, coordenador da CGEEP do TRT-MA, além das competências comportamentais, que já foram trabalhadas anteriormente, as competências técnicas das áreas judiciais vão alavancar e consolidar ainda mais o processo de implantação do projeto de gestão de competência do Tribunal.
Competências Gerenciais do TRT da 16ª Região - Em 2014, as competências gerenciais do Tribunal foram mapeadas e compreendem Relacionamento Interpessoal, Comunicação, Gestão de Pessoas e Liderança, Gestão Administrativa e Aprendizagem Contínua. Em 2016, o Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) trabalhou os aspectos dessas competências e como os gestores podem melhorá-las. Neste ano, o TRT-MA, por meio das oficinas da CGEEP, atualizou as competências comportamentais e realizou mapeamento das técnicas.
Redação: Lucas Ribeiro
Jornalista Responsável: Gisélia Castro