Servidores do TRT participam de reunião do Programa de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial

terça-feira, 18 de Fevereiro de 2014 - 16:07
Redator (a)
Suely Cavalcante
Médico Ércio Cutrim verifica pressão arterial de José Augusto Menezes; médico Bartolomeu Feitosa observa o procedimento
Servidores tiram dúvidas sobre hipertensão arterial

Servidores do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) com diagnóstico de hipertensão arterial estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (18), na Seção de Saúde do TRT, para mais uma reunião do Programa de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial, desenvolvido pelo tribunal em cumprimento ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) 2014. A primeira reunião foi realizada nesta segunda-feira (17), no Foro Astolfo Serra, sede das varas do trabalho de São Luís.

Sob a coordenação do servidor Ércio Murilo Cutrim, médico cardiologista lotado na Seção de Saúde, o programa tem como objetivo orientar magistrados e servidores diagnosticados com hipertensão arterial e auxiliá-los no controle à doença, assim como contribuir para a prevenção e diminuição de casos de hipertensão arterial. Inicialmente, serão convocados para as reuniões apenas as pessoas que apresentam diagnóstico de hipertensão arterial, mas qualquer pessoa poderá participar, basta entrar em contato com a Seção de Saúde, localizada no andar L do prédio-sede do TRT.

A hipertensão arterial caracteriza-se pela alta pressão que o sangue exerce para se movimentar nas artérias. Por não apresentar sintomas, a doença é perigosa e, se não controlada, pode levar a infarto, AVC (acidente vascular cerebral, morte súbita, entre outros riscos. Por isso, o tratamento adequado (com as medicações corretas), aliado à dieta e exercícios físicos regulares, é fundamental para o controle da doença e qualidade de vida do paciente.

Ércio observou que o percentual de brasileiros com hipertensão arterial está em torno de 20% da população e que 30 a 60% dos hipertensos apresentam causa genética. Em outros, a hipertensão manifesta-se devido a causas renais, ou ainda a doenças da tireóide, causas congênitas, uso de drogas ilícitas, além de causa multifatorial, que envolve causas genéticas, fatores ambientais, uso excessivo de sal e sedentarismo.

Em sua apresentação, o médico incentivou os servidores a adotarem hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, dieta sem ou com pouco sal, e uso de medicamentos para o controle da hipertensão. Ércio respondeu questões feitas pelos servidores, especialmente, com relação ao uso de medicamentos e dietas alimentares e disse que no próximo encontro serão compartilhadas outras dicas.

A chefe da Seção de Saúde, Rafaela David Brito, solicitou aos servidores que incentivem os colegas a virem para as reuniões, pois, algumas vezes, a pessoa é hipertensa e não sabe ou sabe e tem resistência a fazer o tratamento correto.

A próxima reunião será realizada no Foro Astolfo Serra. Mais informações na Seção de Saúde pelo ramal 9382.

2 visualizações