Setembro Amarelo: TRT-16 discute benefícios da promoção de ambientes de trabalho saudáveis em seminário sobre saúde mental

sexta-feira, 29 de Setembro de 2023 - 15:17
Abertura do seminário “Saúde Mental e Trabalho: Benefícios na Promoção de Ambientes Saudáveis”
Palestrantes e mediadores dos painéis do turno vespertino.

Buscando promover um debate assertivo acerca da importância da saúde mental de trabalhadoras e trabalhadores, o Comitê Gestor Regional do Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) promoveu o Seminário “Saúde Mental e Trabalho: Benefícios na Promoção de Ambientes Saudáveis”, nesta quinta-feira (28/9). O evento contou com a realização de palestras reflexivas que foram desenvolvidas em três painéis ao longo do dia. O seminário foi aberto para o público externo e aconteceu no auditório Juiz Ari Rocha, no prédio-sede do tribunal.
A abertura do evento contou com a presença do desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, coordenador do Comitê; do juiz auxiliar da presidência, Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes; do diretor executivo do Instituto Federal do Maranhão, Gedeon Silva Reis; e da coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest - Regional São Luís), Adely Dutra.
A cerimônia foi iniciada com o discurso do desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, que aproveitou a oportunidade para cumprimentar os presentes e agradecer o apoio e a contribuição do presidente do Tribunal, desembargador Carvalho Neto, além de ressaltar a relevância de promover discussões voltadas para a campanha do setembro amarelo. “Homens e mulheres passam a maior parte de suas vidas se dedicando ao trabalho, dessa forma, é fundamental a existência de um ambiente de trabalho seguro e saudável. As empresas e instituições precisam investir na construção de uma cultura de prevenção a saúde mental do trabalho”, disse.
O juiz auxiliar da presidência, Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes, também aproveitou a ocasião para destacar o seminário como primordial para a Justiça do Trabalho no Maranhão, pois é o momento em que se deve direcionar o olhar de cuidado para a saúde mental de trabalhadores e trabalhadoras: “O debate efetivo e assertivo acerca do tema do seminário é de suma importância. Destaco a atuação da Comissão do Trabalho Seguro e os parceiros aqui presente, pois o papel realizado é de grande relevância para as relações de trabalho e todas as questões que envolvem saúde, especialmente sobre o adoecimento mental”.
1º painel
O painel que deu início ao evento tratou acerca do tema de “Saúde mental e trabalho: as vivências do cotidiano que adoecem”, que discutiu sobre as estratégias de enfrentamento às ocorrências que danificam a saúde mental do trabalhador. Estiveram na composição do painel: Carla Ribeiro, professora doutora do curso de Psicologia da UFMA; Denise Bessa Leda, professora doutora do curso de Psicologia da UFMA; e Rosiléa Gonçalves, terapeuta ocupacional do Cerest Regional São Luís e especialista em Vigilância em Saúde pelo Hospital Sírio-Libanês.
2º painel

O segundo painel buscou debater sobre “Violência no trabalho: o olhar da Justiça do Trabalho”, e contou com participação do juiz auxiliar da presidência, Saulo Fontes, na discussão sobre “Efeitos Jurídicos dos transtornos mentais relacionados ao trabalho”. Em seguida, foi a vez do juiz titular da 7ª Vara do Trabalho de São Luís e diretor do Fórum Astolfo Serra, Paulo Mont’alverne Frota, palestrar sobre “Justiça do Trabalho e o enfrentamento do assédio moral e sexual e toda forma de discriminação”.
3º painel
O encerramento das discussões foi pautado no tema “Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho”, com a presença da professora doutora Yldry Pessoa, a professora mestra Gracielle Santana e a assistente social Dayse Rocha Araújo, que trataram sobre qualidade de vida e condições de trabalho, síndrome de Bournout, além da temática de gênero e trabalho. 

Parceiros
O Seminário Saúde Mental e Trabalho foi realizado através da Comissão do Trabalho Seguro em parceria com a Escola Judicial do TRT-16, juntamente do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest - Regional São Luís).

174 visualizações