Setembro Amarelo: TRT-16 promove palestra sobre saúde mental em canteiro de obras
Neste mês, em alusão à campanha "Setembro Amarelo" dedicada à prevenção do suicídio, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA), por meio da Comissão do Trabalho Seguro, está realizando uma série de conversas com trabalhadores para discutir a saúde mental no ambiente de trabalho. Nesta quarta-feira (11/9), cerca de 100 funcionários da Dimensão Engenharia participaram de uma palestra sobre o tema em um canteiro de obras na Estrada da Maioba, em Paço do Lumiar (MA), Região Metropolitana de São Luís.
O juiz titular da Vara do Trabalho de São João dos Patos, Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos, integrante da Comissão do Trabalho Seguro, conduziu o diálogo com os trabalhadores no refeitório da obra. O evento foi aberto pelo engenheiro responsável, Túlio Pinheiro, que destacou a importância de discutir saúde mental e a necessidade de estar atento às demandas emocionais dos colaboradores. Ele ressaltou o aumento de casos relacionados a doenças mentais e parabenizou o TRT-16 pela iniciativa.
Durante a palestra, o juiz Carlos Eduardo apresentou o Programa Trabalho Seguro, destacando que o objetivo é garantir que todos trabalhem de forma segura, e voltem para casa saudáveis ao final do dia. "A Justiça do Trabalho tem se preocupado com os índices de adoecimento e acidentes no trabalho. Queremos que o trabalho seja feito de maneira segura", afirmou o magistrado.
O juiz abordou a saúde mental como tema central da conversa, disse como as doenças mentais podem prejudicar o desempenho no trabalho e na vida familiar. Ele aproveitou para desmistificar preconceitos em torno do tema, ressaltando a importância de falar abertamente sobre essas questões. Compartilhando sua própria experiência com a depressão, o magistrado incentivou os trabalhadores a buscarem ajuda quando necessário. "Assim como nos prevenimos fisicamente, precisamos cuidar da nossa mente", ressaltou.
A ação, organizada em parceria com o SINDCONSTRUCIVIL e SINDUSCON-MA, contou ainda com o apoio institucional do SESI, aproximando a Justiça do Trabalho dos trabalhadores e reforçando a conscientização e o apoio mútuo. Ao final da palestra, o juiz distribuiu cartilhas com orientações, normas e contatos para apoio, incentivando os participantes a compartilharem essa mensagem com familiares e amigos.
Após a palestra, profissionais do Serviço Social da Indústria (SESI) conduziram outra etapa importante do evento, focada na saúde física dos trabalhadores. Eles ofereceram orientações sobre a importância da movimentação corporal, guiando os presentes na realização de alongamentos e exercícios que podem ser incorporados à rotina de trabalho. Também abordaram cuidados com a saúde bucal, explicando técnicas básicas de escovação. Além disso, houve mais um momento dedicado à saúde mental, com discussões sobre ansiedade e os desafios enfrentados pelos trabalhadores. Para encerrar, todos tiveram a oportunidade de se vacinar, promovendo a saúde preventiva.
O engenheiro Túlio Pinheiro ressaltou a importância do tema, destacando que "a construção civil envolve riscos. Então, procuramos trabalhar muito essa questão da saúde mental, física e psicológica dos trabalhadores. O apoio do Tribunal nesse projeto, especialmente neste mês, é fundamental. Essa atitude do TRT-16 em nos apoiar é muito válida e importante para o bem-estar de todos", disse.
O juiz Carlos Eduardo também falou sobre a importância de estar próximo dos trabalhadores e da sociedade, reforçando o caráter preventivo da ação. "Estar junto com os trabalhadores é uma forma de ganhar em dois aspectos: primeiro, aproximar a instituição TRT da sociedade; e, no que diz respeito ao tema, é uma atividade de política pública e prevenção. Dialogar diretamente com o trabalhador e fazer com que a comunicação chegue até eles é um esforço para garantir que essa mensagem se multiplique", concluiu.
Segundo o magistrado, aproximadamente 1.000 funcionários serão alcançados por essa ação ao longo de duas semanas. Durante esse período, eventos semelhantes estão sendo realizados em 10 obras espalhadas pelas cidades de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, como parte das atividades do Setembro Amarelo no Programa Trabalho Seguro. A iniciativa integra os esforços do TRT-16 para promover a saúde mental e a segurança no ambiente de trabalho.
Programa Trabalho Seguro
Foi criado em 2011 pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) com a perspectiva de contribuir para a diminuição de acidentes do trabalho no País. O Programa formula e executa projetos e ações voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento do Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, e conta com a parceria de várias instituições públicas e privadas. Confira mais informações.
Comissão Regional do Trabalho Seguro
Instituída pela Portaria do Gabinete da Presidência n° 641/2022, a Comissão Regional do Trabalho Seguro tem como coordenadora a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, presidente do TRT-16, e como vice-coordenador o juiz Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes, auxiliar da Corregedoria e titular da 2ª Vara do Trabalho de São Luís. Confira a composição completa da Comissão. Entre as atribuições, estão: sugerir medidas, projetos e ações preventivas; definir metas e prazos para a implementação das medidas propostas, garantindo um acompanhamento eficaz do progresso e cumprimento dos objetivos do Programa; monitorar e avaliar os resultados das ações implementadas, analisando indicadores de segurança e saúde no trabalho; estabelecer e manter comunicação com representantes de instituições públicas e privadas que são parceiras ou colaboradoras do Programa Trabalho Seguro.