Tecnologia da Informação do TRT-MA reúne servidores para alinhamento de estratégias

sexta-feira, 8 de Junho de 2018 - 15:20
Redator (a)
Rosemary Araujo
Cláudio Sampaio, coordenador de TIC.
Equipe CTIC.

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) realizou seu II Encontro de TIC, na manhã da última quarta-feira (6/6), no Auditório da Escola Judicial (1º andar do prédio-sede do Tribunal), reunindo os servidores da unidade para compartilhar as experiências dos primeiros cinco meses do Biênio 2018-2019 e alinhar as estratégias de ação e projetos das suas diversas áreas de atuação, para o segundo semestre deste ano. 
O coordenador da CTIC, Claudio Henrique Carneiro Sampaio, fez a abertura do encontro, agradecendo a dedicação da equipe, que supera as expectativas frente às inúmeras demandas recebidas diariamente. “Esses encontros semestrais para discutir os projetos de cada área são também ótimas oportunidades de confraternização entre nós, já que os servidores das especialidades ficam muito fechados em suas salas”, comentou.
O servidor Carlos Eduardo Ferreira Marins, responsável pelo Setor de Relacionamento com o Cliente (SREC) e único servidor ali lotado, disse que o principal objetivo de sua unidade é a satisfação dos usuários, a partir dos processos ITIL (Information Tecnology Infrastructure Library), que é um conjunto de boas práticas para serem aplicadas na infraestrutura, operação e gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (ITSM). Além disso, o Setor é responsável pela comunicação e pelos níveis de serviço, tendo como suas principais atividades gerenciar processos, fiscalizar contratos, atuar como ponto de contato entre a CTIC, os fornecedores e os usuários, adquirir equipamentos de microinformática e gerenciar a garantia dos equipamentos. Eduardo Marins também apresentou estatísticas de resolução de chamados, eventos, equipamentos, visitas às Varas do Trabalho no interior, dentre outras; relacionou os relatórios e os projetos para 2018. O SREC conta com o apoio operacional do Suporte Técnico (SUTEC), composto por seis terceirizados supervisionados pelo técnico Jean Fabian de Mesquita Moura. 
O Setor de Infraestrutura Computacional (SIC) foi representado pelo servidor Danilo Augusto Alves Leite, chefe da unidade, que apresentou a agenda de divisão das competências setoriais entre os nove servidores e um estagiário ali lotados, e de projetos por área de competência. Ele apresentou a estrutura das competências de conectividade, sistemas operacionais, datacenter, servidores de aplicação e banco de dados, relacionando suas atribuições específicas, assim como os projetos concluídos, em andamento e novos. Também apresentou estatísticas de atendimento de chamados, tendo sido o segundo setor que mais atendeu esse tipo de demanda.
As atividades do Setor de Governança (SGTI) foram apresentadas pelos servidores José Augusto Rodrigues Silva Filho e Maickel Roberto Neitzke, que falaram sobre os índices de governança do Tribunal de Contas da União (TCU), o Plano Anual de Capacitação (PAC), o Catálogo de Serviços de TI disponível para os usuários da Central de Atendimento e o gerenciamento de projetos. Eles destacaram os benefícios do gerenciamento de projetos, dentre os quais, a transparência e a visibilidade dos projetos desenvolvidos, o apoio nas tomadas de decisão do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicações (CGovTIC), a manutenção do alinhamento dos projetos às estratégias do TRT-MA, a padronização na execução dos projetos, o respaldo perante a Administração do Tribunal e o atendimento às auditorias do Controle Interno do TRT (CINT), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do TCU. A Governança de TI do TRT conta com três servidores e um estagiário.
O servidor Gilberto Cunha Filho, chefe do Setor de Desenvolvimento de Sistemas Administrativos (SDS), apresentou os projetos já concluídos em 2018, dentre os quais o novo Sistema de Controle de Material e Patrimônio, o novo Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (SIGEP), já integrado com os novos Sistemas da Escola Judicial e da Folha de Pagamento, e a nova modalidade de acesso aos sistemas do TRT16 para aposentados e pensionistas. Os onze servidores e dois estagiários do Setor se dividem nos grupos de incidentes/problemas e de operações (áreas mais críticas), e nos projetos de adequação dos sistemas atuais no SIGEP, de correção de segurança e de implantação do Sistema Integrado de Licitações e Contratos (SILC). Dois projetos do Desenvolvimento já foram cedidos para implantação em três outros TRTs: o Prontuário Eletrônico Médico e Odontológico (TRT1-Rio de Janeiro e TRT11-Amazonas/Roraima) e o Sistema de Recuperação de Senhas (TRT6-Pernambuco).
Na Seção de Apoio ao PJe e Sistemas Judiciais (PJe), foram destacadas, pelo chefe da unidade, o servidor Djeison Rafael Neitzke, as atribuições negociais e técnicas nos incidentes, problemas, orientações, configurações e cadastros, relatórios, homologações de versão, minutas de regulamentação, sustentação e desenvolvimento remoto, acompanhamento correicional, além de projetos de implantação de sistemas satélites e internos de desenvolvimento, dentre outros aspectos. Já o servidor Ronny Paterson Cruz da Silva discorreu sobre o JIRA, software de gestão de demandas oficiais do PJe e seus sistemas satélites, de responsabilidade do CSJT, no qual todos os tribunais atuam no registro e monitoramento de incidentes, problemas, melhorias e atualizações de versão, dentre outras. A equipe da Seção é formada por nove servidores.
Stanley Araujo de Sousa, coordenador substituto da CTIC e responsável pela Seção de Segurança da Informação (SSI), discorreu sobre os aspectos das contratações e da gestão orçamentária de TIC, contextualizando as atividades com base nos regramentos mais atualizados dos órgãos superiores e esclarecendo a respeito das características de preenchimento mais adequado do Documento de Oficialização de Demandas (DOD), do Estudo Técnico Preliminar (ETP) e do Termo de Referência (TR). Stanley Araújo completou sua fala apontando a importância da conscientização para com a segurança da informação.

Com informações da CTIC.

Fotos: Romeu Ribeiro. 

 

34 visualizações