Tema “Competências e habilidades” encerra Semana do Servidor do TRT-MA

quinta-feira, 11 de Junho de 2015 - 0:00
Redator (a)
Gisélia Castro
Gisele Neves destaca a importância do saber ouvir nas organizações públicas

O ambiente do trabalho, as relações interpessoais e as competências para lidar com as diversas situações na organização pública estão na pauta de debate dos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, encerrando a 2ª Semana do Servidor, nesta quinta-feira (11), na Escola Judicial.  Os assuntos estão sendo apresentados pela servidora Gisele Neves, oficial de justiça do TRT-MA, no programa da Semana que vai até às 17h30 de hoje.
Gisele Neves, que ministra a palestra “Competências e Habilidades Interpessoais” pela manhã e tarde, na Semana do Servidor, lembra que o assunto está na ordem do dia das organizações públicas e, em especial, no Judiciário. Ela se refere aos projetos estratégicos em andamento por intermédio da conciliação e do modelo de gestão por competência, ambos integrantes do plano plurianual do TRT-MA.
De acordo com a palestrante, a conciliação nos processos trabalhistas, por exemplo, exige outras formas de conhecimentos e de habilidades para além dos saberes jurídicos. “Outros conhecimentos e habilidades também são importantes como saber ouvir e ter estratégias de convencimento”, alertou.
Durante a palestra, Gisele Neves estimula a reflexão entre os servidores sobre conceitos básicos e importantes para o desenvolvimento de competências e de habilidades. Em resumo, ela explica que competência se refere ao “conjunto formado por conhecimentos e habilidades”. Sobre a definição de conhecimento, ela o associa aos saberes formais e tecnológicos de processos de trabalho e habilidade, à capacidade de lidar com situações adversas, lançando mão de recursos como a comunicação e o saber relacionar-se com o outro.
Competências e habilidades foram categorias estudadas por Gisele Neves na dissertação de mestrado em Administração, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010. Ela utilizou como modelo de observação a prática da conciliação na Sala de Audiência da 1ª Vara do Trabalho de São Luís.

 

8 visualizações