Titular da VT de Açailândia participa da culminância das escolas no município
O juiz titular da Vara do Trabalho de Açailândia, Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos, participou, no dia 8 deste mês, na Faculdade Vale do Aço (Favale), da culminância do Programa TRT na Escola/TJC na cidade de Açailândia. As atividades foram desenvolvidas nos turnos vespertino e noturno, e reuniu alunos, professores, diretores das escolas parceiras do programa, bem como representantes da Secretaria Municipal de Educação e das demais entidades parceiras do programa. Coordenado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Ejud16), o TRT na Escola/TJC está sendo realizado pelo segundo ano consecutivo no município.
Na abertura da culminância, Ivaneide Amorim, técnica educacional e coordenadora da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Secretaria Municipal de Educação de Açailândia, saudou os participantes, dando-lhes as boas vindas. Em seguida, Graça Damasceno falou sobre o objetivo do evento. Na sequência, foram iniciadas as apresentações das Escolas Municipais Simone Macieira e Raimundo Telefre Sampaio. Ainda, no horário da tarde, foram efetuadas visitas aos stands montados no espaço, quando alunos fizeram apresentações e exposições dos temas trabalhados no TRT na Escola/TJC.
À noite, o juiz Carlos Eduardo iniciou a programação apresentando o programa aos presentes. Em seguida, ele e outras autoridades entregaram as placas de participação às escolas parceiras do TRT na Escola/TJC. Após a apresentação das autoridades, o grupo de dança do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos (CDVDH) de Açailândia, um dos parceiros do programa, apresentou coreografia com abordagem de temas pertinentes ao TRT na Escola/TJC.
Houve, ainda, apresentações de bumba meu boi, capoeira, musical, dramatização, paródia, teatro, carta depoimento do estudante Antonio Oliveira, entre outros.
Nas considerações finais, o juiz Carlos Eduardo ressaltou a importância do programa para o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, para a Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região e para os parceiros, e agradeceu a parceria da Secretaria Municipal de Educação, além da Faculdade Vale do Aço (Favale), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Subsecção de Açailândia) e Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos (CDVDH), cujas participações foram fundamentais para esta segunda edição do programa no município.
Carlos Eduardo diz que se sente feliz em ouvir os participantes do programa falando sobre a Constituição Federal, direitos trabalhistas, com conhecimento, porque tiveram acesso às informações durante as ações do programa e o "objetivo é fazer com esses conhecimentos reverberem na vida cotidiana do cidadão", afirmou.
Açailândia - esta foi a segunda turma de formação de professores e alunos de escolas da rede pública de ensino fundamental, no município de Açailândia, por intermédio do Projeto TRT na Escola/TJC. A primeira formação foi em 2014, quando foram atendidos professores e alunos da rede pública de ensino no Estado. As ações deste ano envolveram atende 60 professores e 911 alunos de escolas da rede pública municipal de Açailândia, cuja formação aposta na difusão dos direitos sociais, direitos humanos e trabalhistas como uma via pedagógico-cultural de combate ao trabalho escravo e à exploração do trabalho infantil, bem como compartilha informações sobre segurança no trabalho. Para a edição deste ano, foi firmado convênio com a Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Educação, além da Favale, OAB-Subsecção de Açailândia e o CDVDH.
Escolas parceiras em Açailândia - Escola Municipal Aulidia Gonçalves dos Santos; Escola Municipal Fernando Rodrigues de Sousa; Escola Municipal Tania Leite Santos; Escola Municipal Simone Macieira; Escola Municipal Raimundo Telefre Sampaio; Escola Municipal Julieta Quintal; Escola Municipal Antonio Oliveira Campos; Escola Municipal Eduardo Pereira Duarte e Escola Municipal Rafael de Almeida Ribeiro.
TRT na Escola/TJC - programa desenvolvido desde 2012 pela Ejud16 em parceria com a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 16ª Região, por meio do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania; Ministério Público do Trabalho do Maranhão, Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e as secretarias municipais de educação. Entre os objetivos do TRT na Escola/TJC, estão o fomento de debates sobre o trabalho escravo, o trabalho infantil e trabalho seguro, bem como a disseminação de informações sobre direitos trabalhistas, com noções básicas de Direito do Trabalho. O programa é dividido em três partes: primeiro os professores das escolas selecionadas são capacitados para desenvolverem o trabalho nas unidades; depois a unidade recebe a visita da comitiva do TRT-MA para discutir o assunto com os estudantes e tirar dúvidas; por último, os alunos apresentam o resultado final do trabalho numa vivência, chamada culminância.