Tomam posse os novos diretor e vice da Escola Judicial do TRT-MA

terça-feira, 31 de Março de 2015 - 17:10
Redator (a)
Rosemary Araujo
Da esquerda para a direita: servidoras Sílvia Castro e Ana Lúcia Rocha; juiz Bruno Motejunas; desembargadores Gerson de Oliveira, James Magno e José Evandro.

Na manhã desta terça-feira (31), os desembargadores Gerson de Oliveira Costa Filho e José Evandro de Souza tomaram posse nos cargos de diretor e vice-diretor da Escola Judicial (EJud) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), para cumprimento do restante do mandato do biênio de 2014-2015, assim como do mandato completo do biênio 2016-2017.  

O desembargador James Magno de Araújo Farias, vice-presidente e corregedor do TRT-MA, presidiu a Sessão Ordinária da 2ª Turma do Tribunal Pleno e deu posse aos novos diretor e vice da EJud. “Falar da Escola Judicial, para mim, é muito fácil. Foi na gestão do desembargador Gerson que a Escola foi implantada. Em 2009, tivemos a unificação do termo Escola Judicial para todos os 24 Tribunais do Trabalho. O juiz hoje é inserido aos poucos na vida jurisdicional, passa por treinamentos e cursos e isto faz com que ele tenha mais qualidade. E a escola judicial contribui muito para essa formação, ela tem um papel fundamental. O desembargador Gerson é dinâmico e vai levar a Escola a outro patamar”, elogiou o corregedor ao iniciar a solenidade de posse.

Ao tomar posse, Gerson Oliveira disse que o momento era de orgulho e satisfação enormes, mas que também é uma posse que chega com muita responsabilidade. “A Escola da Magistratura do Trabalho é um modelo para as outras Escolas da Justiça. Assim como os outros administradores deixaram sua contribuição, eu também pretendo deixar a minha, avançando na tecnologia, trazendo mais legitimidade e representações. As Escolas têm entregado juízes e servidores muito capacitados, mas está faltando investimentos na qualidade de vida, que anda junto com um trabalho bem feito. Eu pretendo, além de investir na parte técnica, trazer essa qualidade de vida”, concluiu o magistrado. 

O desembargador José Evandro falou do compromisso assumido como uma oportunidade de aprendizado e colaboração: “Comprometi-me em aprender o objetivo da EJud e contribuir com o que for necessário  para o seu aprimoramento, ao lado do desembargador Gerson e do juiz Bruno”. 

“Tenho certeza que na gestão deles conseguiremos aprimorar cada vez mais a Escola, que é a menina dos olhos de qualquer tribunal, por trazer o intelecto aos magistrados e todos que formam o TRT”, afirmou o desembargador James Magno ao encerrar a solenidade de posse, que considerou como especial. 

Também participaram da sessão a desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo e o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) Marcos Antonio Rosa. Na plateia, além de servidores, advogados e estudantes, o coordenador da Escola Judicial, juiz Bruno de Carvalho Motejunas; a secretária executiva da EJud, Sílvia Maria Pontes de Castro; e a responsável pelo Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Servidores, Ana Lúcia Rocha Silva. 

Gerson de Oliveira Costa Filho – Maranhense de São Luís, é Bacharel em Direito, Mestre na área de Concentração em Direito Público e Doutor em Direito Público. Foi Conselheiro Estadual Titular da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Maranhão, durante o triênio de 2001/2003 e atuou como advogado na Justiça do Trabalho por mais de 15 anos. Tomou posse como desembargador do Trabalho do TRT-MA em 2001. Exerceu o cargo de vice-presidente e corregedor do Tribunal no biênio 2005/2007 e foi presidente do órgão de junho de 2007 até junho de 2009. Exerceu a presidência da Comissão Permanente de Memória da Justiça do Trabalho no Maranhão. Foi membro do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor). Em abril de 2012, foi eleito, por unanimidade, ouvidor da instituição e, em novembro de 2013, foi reeleito. Possui vários artigos publicados em revistas nacionais e jornais locais. Para saber mais sobre o novo diretor da EJud, clique aqui.  

José Evandro de Souza – Natural de Fortaleza-CE, é bacharel em Direito formado pela Universidade Federal do Ceará e iniciou suas atividades como Assessor Jurídico do Município de Barro, assim como foi advogado e exerceu diversos cargos na sua cidade natal. Assumiu como Juiz Substituto no TRT-MA em 1990 e foi presidente das então Juntas de Conciliação e Julgamento de Imperatriz, Balsas, Açailândia, Pinheiro, Bacabal, Caxias, Chapadinha-MA e 1ª JCJ de São Luís. Assumiu como Juiz Togado do TRT em 1999 e, no biênio 1999/2001, assumiu o cargo de vice-presidente do Tribunal. Em maio de 2003, foi eleito, por unanimidade, presidente do TRT-MA, onde permaneceu até o junho de 2005. Para saber mais sobre o novo vice-diretor da EJud, clique aqui.
 

17 visualizações