Trabalhadores e representantes do Consórcio Camargo Corrêa Odebrecht conciliam no TRT-MA

sexta-feira, 22 de Junho de 2012 - 18:55
Redator (a)
Suely Cavalcante

Trabalhadores e representantes do Consórcio Camargo Corrêa Odebrecht chegaram a um acordo na audiência de conciliação realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) na tarde desta sexta-feira (22). Intermediado pela presidente do TRT-MA, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo e pelo procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho do Maranhão, Marcos Sérgio Castelo Branco Costa, o acordo possibilita a retomada das atividades no canteiro de obras do complexo para o sítio de lançamento do veículo Cyclone IV no Centro de Lançamentos de Alcântara, que está sendo construído pelo consórcio. As atividades estavam paralisadas desde o dia sete deste mês, quando foi deflagrada greve.

No acordo firmado, as partes concordaram que os 14 dias de paralisação não serão descontados dos salários, o que fica condicionado à observância da cláusula de paz, com o compromisso de os trabalhadores não retomarem a paralisação até a data-base da categoria, que é 1º de novembro.

Também como parte do acordo, o consórcio se comprometeu a fazer gestão junto ao sindicato patronal para antecipar para meados de setembro a abertura das negociações para a celebração da Convenção Coletiva de Trabalho. Na ocasião, serão discutidos os itens da cesta básica e inclusão de um dependente no plano de saúde, uma das reivindicações dos trabalhadores. O consórcio também se comprometeu em garantir aos trabalhadores a liberação de um dia para ida ao banco, após o pagamento de salários, até que seja instalado um posto bancário no local.

Ficou estabelecido, ainda, que será garantido, até o mês de outubro, o pagamento dos salários aos membros da comissão que representou os trabalhadores em greve , condicionada à possibilidade de continuidade da obra. Os membros da comissão foram convidados a participar da audiência da conciliação pela presidente do TRT, que considerou indispensável a participação desses trabalhadores na discussão do dissídio.

A desembargadora Ilka Esdra elogiou a maturidade dos trabalhadores que, acatando proposta de conciliação feita na última quarta-feira (20), voltaram a trabalhar nesta quinta-feira (21), possibilitando a continuação das negociações no TRT-MA.

Esta foi a segunda audiência de conciliação do dissídio coletivo ajuizado pelo Consórcio Camargo Corrêa Odebrecht contra o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Estado do Maranhão.

No dissídio coletivo, com pedido de liminar, o consórcio pleiteou a declaração de abusividade de greve iniciada pelos trabalhadores no feriado de Corpus Christi, afirmando que o movimento grevista foi iniciado na vigência da convenção coletiva de trabalho, que está sendo devidamente cumprida e sem a prévia comunicação prevista em lei.

Os representantes do consórcio, conforme documentos juntados ao dissídio, afirmaram que passam por dificuldades econômicas, pois desde dezembro do ano passado estão sem receber o pagamento do contrato.

 

4 visualizações