Trabalho infantil: TRT-MA discute prevenção e combate na próxima quinta-feira

segunda-feira, 12 de Dezembro de 2016 - 11:51
Redator (a)
Ramiro Loutz

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), por meio da Comissão Regional de Erradicação de Trabalho Escravo e de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, realiza o “Whorkshop Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil”, na próxima quinta-feira (15/12), no Auditório Ari Rocha, a partir de 9h, com carga horária de quatro horas. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas através do site do TRT-MA ou, caso haja alguma dificuldade, até antes do início do evento no próprio local de sua realização. O certificado será emitido pela Escola Judicial (Ejud16) e servirá como Adicional de Qualificação para os servidores.

A jornalista Andressa Miranda profere a palestra “A realidade do Trabalho Infantil no Mundo, Brasil e Maranhão”, a partir de 9h. Ela é pos-graduada em comunicação em marketing e mídias digitais. A partir de 10 horas ocorre a palestra “Razões para combater e prevenir o trabalho infantil” de Maíra Lopes Castro. Ela é membro da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Maranhão (OAB/MA) e tem experiência na área jurídica, com ênfase no direito da criança e do adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: meios alternativos de solução dos conflitos, direito de família, proteção da infância e juventude.

Depois, Poliane Mendes Gonçalves Chagas, assistente social do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional São Luís, apresenta às 11 horas a Palestra “Prevenção e Enfretamentos do Trabalho Infantil”. Ela é mestre em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).


Trabalho Infantil no TST – Em 2015, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) lançou a campanha "Trabalho Infantil – você não vê, mas existe", composta por seis vídeos e spots que serão veiculados em rede nacional de rádio e televisão, redes sociais. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 3,3 milhões de crianças e jovens, entre cinco e 17 anos, trabalham no Brasil.

1 visualização