Tribunal Pleno realiza primeira sessão de julgamento com o sistema PJe-JT

segunda-feira, 3 de Fevereiro de 2014 - 14:37
Revisor (a)
Rosemary Araujo

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) iniciou, na manhã de hoje (03), o treinamento de servidores da Secretaria do Tribunal Pleno e das Turmas com o Sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), para utilização na segunda instância, na preparação, orientação e  realização de  sessões e pós-sessões de julgamento. O treinamento está sendo ministrado pelo diretor de Secretaria das Seções Especializadas em Dissídios Individuais e Coletivos do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA), Amílton Alcântara Libório, e será encerrado na quarta-feira (05), e ainda contará com simulações e sessões reais no Pleno, utilizando o sistema PJe. 

Amílton Libório alertou que o treinamento é importante para que “toda a cadeia faça a sua parte. A diferença da sessão com o PJe é bem grande quando comparada ao sistema antigo. É uma mudança e paradigma e as pessoas precisam se adaptar o mais rápido possível, para facilitar a vida de todo mundo. A principal vantagem do novo sistema é justamente a celeridade, a rapidez dos atos na sessão”.

Na manhã de hoje, o treinamento foi direcionado aos servidores da Secretaria do Tribunal Pleno. À tarde, o treinamento contará com uma simulação de sessão de julgamento no Plenário, utilizando o PJe e contando a presença das duas turmas de desembargadores do TRT-MA. Amanhã (04), às 9h, horário regimental, o Pleno fará sua primeira sessão real, para julgamento de processos eletrônicos, utilizando as orientações prestadas durante o treinamento. Na pauta, serão analisados também processos físicos. 

As sessões serão realizadas na Sala de Sessões Plenárias do Tribunal, na Av. Senador Vitorino Freire, 2001, Areinha. 

PJe-JT - desenvolvido numa parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e diversos tribunais brasileiros, o PJe é um sistema de tramitação eletrônica de processos judiciais que permite aos magistrados, servidores, advogados e demais participantes da relação processual a prática de todos os atos diretamente no sistema e o seu acompanhamento durante todas as fases, via internet.

 
Redação: Ana Paula Coelho (estagiária de Jornalismo).
Responsável: Rosemary Araujo – Relações Públicas (CONRERP/6ª Região nº 1.086).
 
 
6 visualizações