Troca de experiências marca 8º Curso Presencial de Capacitação em Sustentabilidade na Administração Pública
A formação de grupos para troca de experiências sobre as medidas de enfrentamento das problemáticas ambientais e o debate de ideias entre os representantes dos órgãos públicos da capital foram destaques do 8º Curso Presencial de Capacitação em Sustentabilidade na Administração Pública, realizado nesta semana, nos dias 14, 15 e 16, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), na Areinha. Segundo o chefe do Setor de Gestão Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), engenheiro Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar, um dos servidores do Tribunal inscritos no evento, o formato do evento foi produtivo e possibilitou o intercâmbio de experiências.
Promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o curso, com carga horária de 24h, teve como objetivo difundir ações de sustentabilidade na gestão pública.
Nos três dias de capacitação, temas como economia, licitação e compra sustentável, além de gestão de resíduos e qualidade de vida no trabalho, foram abordados. Ainda, algumas atividades foram propostas aos participantes, tais como a criação de soluções que atendessem as necessidades das pautas sustentáveis e a descrição das ações voltadas à preservação do meio ambiente realizadas nas instituições públicas representadas no evento.
O curso de capacitação faz parte das atividades da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente. No Maranhão, o curso teve o apoio da Ecoliga - Sustentabilidade no Setor Público Maranhense, grupo de cooperação técnica composto por servidores do TRT-MA, Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA), Justiça Federal no Maranhão (JF-MA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Ministério Público Estadual (MP/MA) e Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA).
Na solenidade de abertura do curso, na última segunda-feira (14), no auditório do Fórum Desembargador Sarney Costa, do Tribunal de Justiça, foi feita a entrega de certificados aos servidores que se destacaram na promoção da agenda ambiental de sustentabilidade. Pelo TRT-MA, recebeu certificado a servidora Gisele Fernandes Azevedo Cutrim, devido a contribuição na elaboração e implementação do Plano de Logística Sustentável. A entrega do certificado foi feita pelo juiz auxiliar da Presidência e coordenador da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) do TRT-MA, Bruno de Carvalho Motejunas. Foram agraciados também servidores do TJ, TRE, UFMA, Ministério Público Estadual, TCE e Justiça Federal. A solenidade marcou, ainda, a adesão do TRE-MA e do TJ-MA à Agenda Ambiental.
Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) - desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente, a A3P tem o objetivo de promover responsabilidade socioambiental na gestão pública, por meio da orientação e do apoio aos gestores públicos na incorporação de práticas sustentáveis, da economia de recursos naturais e institucionais e da revisão de padrões de consumo no âmbito da administração pública, a fim de estimular e melhorar a qualidade dos serviços e das condições de trabalho.
Adesão do TRT-MA à A3P - O Tribunal do Trabalho da 16ª Região já integra a A3P. O termo de adesão foi assinado pelo presidente do TRT-MA, desembargador James Magno Araújo Farias, em 11 de julho de 2016, e publicado no Diário Oficial da União em 28 de julho. Atualmente o Setor de Gestão Socioambiental está empenhado no preenchimento das informações do sistema virtual de monitoramento de gestão socioambiental do Ministério do Meio Ambiente, Ressoa, a fim de obter o selo verde referente ao ano de 2016.
Redação: Lucas Ribeiro - estagiário de jornalismo
Jornalista responsável: Suely Cavalcante
Fotos: Ascom-TRE