TRT-16 discute melhoria na qualidade de vida em palestra sobre alimentação saudável
Também foram ofertados exames de bioimpedância e atendimento nutricional
Na última segunda-feira (22/1), o Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (Maranhão) reuniu o corpo funcional, terceirizadas e terceirizados, estagiárias e estagiários, para a palestra intitulada “A importância de uma alimentação saudável”, ministrada pela nutricionista Naruna Aritana Costa Melo. O evento, realizado no refeitório, localizado no 1° andar do prédio-sede do TRT-16, também contou com exames de bioimpedância e atendimento nutricional. A palestra foi uma iniciativa do Setor de Saúde do Tribunal, em parceria com o plano de saúde GEAP.
Durante a palestra, a nutricionista explicou sobre a importância de conhecer os alimentos que são consumidos diariamente e a consciência no ato de ingeri-los. Naruna também explanou que, para se conseguir uma boa qualidade de vida, alinhada à alimentação, as pessoas devem praticar atividades físicas e obedecer a um consumo disciplinar de água ao longo do dia.
De acordo com a profissional, a alimentação saudável pode adquirir muitos significados, dependendo da região, do país, da cultura e da época. Entretanto, deve haver uma consciência individual acerca dos efeitos prejudiciais físicos e psicológicos que resultam da falta de cuidados com a saúde alimentar, respeitando também indicações médicas que levam em consideração os objetivos pessoais de cada indivíduo (perda ou ganho de massa muscular).
Ao final, a nutricionista apresentou diversas dicas que podem ser aplicadas no cotidiano, tais como evitar alimentos processados e ultraprocessados (alto teor de açúcares, gorduras e aditivos químicos), substituir o sal de cozinha por ervas que possuem sabor semelhante e sem prejuízo na alimentação, e evitar o consumo de refrigerantes, podendo substitui-los por sucos naturais. Além disso, a profissional enfatizou a relevância da procura por um nutricionista sempre que houver dúvidas voltadas nesse âmbito.
Ao longo da palestra, os participantes aproveitaram para tirar dúvidas relacionadas aos produtos e alimentos que são consumidos no dia a dia, além de contribuir com informações importantes.
Exame de bioimpedância
Na segunda etapa da iniciativa, realizada na manhã de terça-feira (23), foi ofertada uma avaliação por meio de bioimpedância. Esse exame é utilizado para a obtenção de informações sobre a composição corporal do indivíduo, avaliando as quantidades aproximadas de músculos, ossos e gorduras do corpo. Após as aferições, os participantes foram encaminhados para um atendimento nutricional.
A oferta do exame para o público interno do TRT-16 teve como objetivo contribuir na identificação de possíveis doenças ocasionadas pela má alimentação. De acordo com o Setor de Saúde, no ano de 2023, houve um crescente aumento no índice de sobrepeso, obesidade e hábitos alimentares não saudáveis, identificados em exames periódicos de saúde.
Certificados
A Escola Judicial, também parceira na realização do evento, emitirá certificados para os inscritos na palestra. Os participantes devem acessar o Portal da EJud16 para responder um questionário de avaliação pós-evento, acerca dos conteúdos e conhecimentos adquiridos.
Palestrante
Naruna Aritana Costa Melo é graduada em Nutrição pela Faculdade Santa Terezinha - CEST (2016), pós-graduada em Nutrição Clínica e Funcional pela Faculdade Laboro (2019) e mestranda em Biodiversidade, Ambiente e Saúde - UEMA (2021). Pesquisadora nos Laboratórios de Processamento da Informação Biológica (PIB) - UFMA, Laboratório de Genética e Biologia Molecular (GENBIMOL) - UEMA e no Laboratório de Aquisição e Processamento de Sinais (LAPS) – UEMA, nas linhas de pesquisa em Doença Renal Crônica, Polimorfismo Genético, Alterações Metabólicas e Qualidade do Sono.