TRT-16 entrega bens inservíveis a entidades e órgão público habilitados em edital de chamamento

terça-feira, 12 de Setembro de 2023 - 16:24
Redator (a)
Suely Cavalcante

O Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (MA) entregou, no mês passado, 692 bens móveis e equipamentos de informática classificados como inservíveis pela Comissão de Avaliação e Classificação de Materiais Inservíveis do TRT-16. Os bens foram entregues para o Instituto Pobres Servos da Divina Providência, Prefeitura Municipal de Sebastião Barro (Piauí) e APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Luís). 
Conforme o Edital de Chamamento Público 001/2023, poderiam receber os bens órgãos federais; empresas públicas federais ou sociedades de economia mista federais prestadoras de serviço público, desde que a doação se destine à atividade por elas prestada; organizações da sociedade civil; associações e cooperativas, porém as entidades e o município foram os únicos habilitados, pois atenderam as condições e requisitos previstos no documento. Dos 12 lotes, apenas o lote 2 não foi doado porque não houve habilitação de interessados. 
Termo de doação 01/2023
O Instituto Pobres Servos da Divina Providência localizado na Cidade Operária, nesta capital, se habilitou para receber os 100 bens do lote 1, de acordo com o termo de doação 01/2023. Este lote, segundo o anexo V do edital, reunia cadeiras de variados modelos, armários, um aparelho de ar condicionador e uma antena. O Instituto, entidade católica sem fins lucrativos que chegou ao Brasil em 1961, e no Maranhão em 1983, mantém o Centro Educacional e Social São José Operário (CESJO). 
O Centro foi fundado em 10 de fevereiro de 1988 e se tornou a primeira escola da comunidade a oferecer acolhida e oportunidade de educação e profissionalização a jovens em situação de vulnerabilidade e risco social. Em 2007, o CESJO também iniciou o atendimento de reabilitação, capacitação e inclusão de pessoas com deficiência por meio do Projeto Ariane, que oferece cursos profissionalizantes e atendimento clínico e psicossocial.
Termo de doação 02/2023
A Prefeitura Municipal de Sebastião Barro, no Estado do Piauí, foi habilitada para receber os 396 bens listados nos lotes 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12, conforme especificado no anexo V do edital e no termo de doação 02/2023. Os lotes reuniam equipamentos de informática, entre os quais monitores de vídeo, microcomputadores, notebooks e impressoras. 
Termo de doação 03/2023
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Luís (APAE) foi a entidade habilitada para recebimento dos 196 bens dos lotes 3 e 4 do anexo V do edital. Cadeiras, estantes em aço, estantes em madeira, gaveteiros, mesas, sofás, poltronas, ventiladores estavam entre os bens listas nos referidos lotes.
A APAE São Luís, fundada em 10 de março de 1971, é uma entidade assistencial e educacional, filantrópica e sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência. A entidade atua proporcionando assistência e inclusão social a pessoas com deficiência, principalmente nas áreas de educação, reabilitação, saúde, trabalho, arte-cultura, desporto, orientação às famílias e defesa de direitos.
Utilização dos bens no interesse social
De acordo com os termos de doação, a destinação dos bens tem por finalidade a utilização no interesse social, conforme estabelece o artigo 8, inciso I do Decreto 9.373/2018, atualizado pelo Decreto 10.340/2020, e artigo 24, parágrafo único, inciso II, de o Ato Regulamentar GP 14/2019/TRT16, não podendo haver destinação para quaisquer outros fins. Segundo os termos, o TRT-16 poderá diligenciar, a qualquer momento, no propósito de constatar a utilização do bem doado no interesse social.
Edital de Chamamento Público 002/2023
A doação de 18 veículos não foi realizada porque o Edital de Chamamento Público 002/2023 restou fracassado, em razão da ausência de entidades habilitadas. Neste caso, as doações só poderiam ser feitas em favor de órgãos da Administração Pública Federal, Estadual ou Municipal. 

139 visualizações