TRT-16 investe em tecnologia e aumenta o nível de segurança e da proteção de dados
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva atuou ativamente nos últimos meses junto ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT para assegurar a liberação de um recurso no valor de R$ 1.286.000,00 que será destinado a SETIC – Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação. A ideia é fazer a ampliação do serviço de armazenamento, segurança e da proteção de dados de diversas aplicações, incluindo o Processo Judicial Eletrônico – PJE.
Com a aquisição de um storage moderno, isso vai possibilitar que a Justiça do Trabalho no Maranhão, possa expandir o armazenamento de dados com flexibilidade e segurança, garantindo a continuidade e a integridade dos serviços prestados por meio do PJE e em outras plataformas digitais, enquanto protege rigorosamente os dados sensíveis envolvidos em todos os processos.
Para a presidente Márcia Farias “esse investimento servirá para a aquisição de tecnologia que vai atender às demandas futuras, melhorar o desempenho e garantir que os sistemas continuem operando de forma rápida e confiável”. A presidente disse ainda que “a nova solução trará mais segurança para os dados, protegendo-os contra possíveis ameaças e acessos indevidos, em conformidade com as exigências legais de proteção de informações”, concluiu.
“O grande destaque desse novo storage é que ele possui um recurso de proteção de dados, que não tem no equipamento que utilizamos hoje em dia no TRT-16”, ressalva importante feita pelo secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Rafael Robinson. Para ele, o principal benefício dessa nova solução “é o aumento do nível de segurança e proteção dos dados gerenciados pelo Tribunal”.
Diante do crescimento dos ataques cibernéticos, é essencial garantir a segurança das informações. Rafael Robinson esclarece ainda, que “além de proteger contra acessos indevidos, esta nova solução permitirá a recuperação mais rápida das informações em caso de desastres, aumentando a disponibilidade dos serviços oferecidos pelo Tribunal", finaliza.
Suporte Firewall
Outra atuação bem-sucedida da presidente desembargadora Márcia Farias, junto ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) foi em relação a destinação de recursos, para a aquisição do serviço de monitoramento e gerenciamento do suporte Firewall. O CSJT disponibilizou para o TRT-16, o valor de R$ 144.500,04.
Com esse serviço de monitoramento e gerenciamento do suporte Firewall, o TRT-16 amplia a segurança da infraestrutura de TI, e dos dados armazenados pelo Regional, o acesso seguro à internet e serviços providos pelo próprio tribunal, para facilitar o acesso à Justiça do Trabalho. Isto, faz com que o Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão esteja cada vez mais fortalecido para melhorar a prestação dos serviços jurisdicionais junto à sociedade.
Com o serviço já em funcionamento, a empresa contratada passa a monitorar e prevenir ataques de forma pró-ativa, 24 horas por dia, 7 dias por semana. “Essa solução aumenta significativamente a segurança de nossas redes, garantindo proteção contínua e respostas rápidas a ameaças”, afirma Rafael Robinson.
O firewall é uma peça fundamental na proteção das redes de dados e na segurança da informação. Ele funciona como uma barreira, que controla o tráfego da rede permitindo ou bloqueando dados com base em regras de segurança específicas, protegendo sistemas contra acessos não autorizados e ataques.
Mais Investimentos
A atual gestão do TRT-16 não mede esforço quando o assunto é tecnologia.
Está previsto também para este ano, mais investimentos que serão destinados para a contratação de solução da rede wifi do tribunal. A modernização da rede sem fio, vai atender diretamente as desembargadoras e desembargadores, juízas e juízes, servidores, além de advogados, partes e visitantes, e todos os serviços disponíveis para dispositivos móveis em ambientes internos do prédio-sede do TRT-16, e nas Varas do Trabalho na capital e nos municípios do interior do Estado.
Essa medida proporcionará uma conexão mais rápida e estável, assegurando a continuidade dos serviços mesmo em situações de falhas, devido à redundância dos links de dados. Com essa modernização, as VTs do interior do Maranhão estão mais bem preparadas para atender às demandas atuais e futuras, oferecendo um atendimento mais eficiente e ágil aos cidadãos.