TRT-16: Palestra “Discriminação do trabalho: a Justiça desaprova!” encerra ciclo de eventos sobre assédio moral e sexual
A palestra será realizada nesta quarta-feira (26/7)
Com a realização da palestra “Discriminação do trabalho: a Justiça desaprova”, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) encerrará o ciclo de quatro palestras sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. A palestra que será ministrada pela assistente social e professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Carla Serrão, será realizada nesta quarta-feira (26), no horário das 10h às 12h, no auditório da Escola Judicial, localizado no 1º andar do prédio-sede do TRT-16.
O objetivo principal da ação é sensibilizar o público participante sobre as diferentes formas de discriminação que são mantidas pela sociedade, mobilizando os indivíduos a enfrentar essas práticas por meio da construção de uma cultura de respeito às diferenças e, no âmbito da Justiça do Trabalho, por meio da construção de protocolos internos de reconhecimento e preservação dos direitos humanos.
O evento, que é parte das atividades da Campanha de Prevenção e Combate aos Assédios Moral, Sexual e toda forma de Discriminação no ambiente de trabalho do TRT-16, é destinado a integrantes da magistratura e do quadro funcional do tribunal, além de estagiárias, estagiários, terceirizadas e terceirizados. O direito à certificação será garantido somente aos que se inscreveram no evento pelo portal da Escola e realizarem avaliação on-line (obrigatória) pós-evento.
Campanha
Coordenada pelas Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do 1º e do 2º Graus do TRT-16, a campanha está sendo desenvolvida neste mês de julho, com a intenção de sensibilizar o público interno do Regional e o público em geral para a necessidade de diálogo e enfrentamento da temática. A campanha será encerrada após a palestra com o lançamento de uma cartilha virtual de orientação sobre os temas. Também vai ser divulgado um novo canal pra receber denúncias de assédio e discriminação na Justiça do Trabalho no Maranhão.
Carla Cecilia Serrão Silva
Assistente social, professora adjunta do Departamento de Serviço Social da UFMA; doutora em Políticas Públicas pela UFMA; vice-coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas (GDES), vinculado ao Departamento de Serviço Social e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas.