TRT-16 participa da 7ª Reunião do COLEPRECOR no Rio Grande do Norte
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, participa da 7ª Reunião do Colégio de Presidentes(as) e Corregedores(as) dos Tribunais Regionais do Trabalho (COLEPRECOR), que ocorre em Natal, capital do Rio Grande do Norte, nestas terça-feira (17/9) e quarta-feira (18/9).
Na pauta do primeiro dia, foram apresentados e discutidos os seguintes temas: a Inteligência Artificial e a Transformação Digital: estratégias para o futuro da Justiça do Trabalho, com Robnaldo Alves, secretário-geral de Governança e Gestão Estratégica do TRT-18 (GO); Casos de Sucesso sobre Cooperação do TRT-21 (RN), com Inácio Oliveira, juiz do Trabalho do TRT potiguar, responsável pela Coordenadoria de Mandados e Pesquisa Patrimonial daquele Regional e integrante do Núcleo de Cooperação na seara da execução trabalhista; Desafios da Implementação da Resolução 219 - distribuição da força de trabalho, com Dirceu Holanda, secretário de Governança e Gestão Estratégica do TRT-21, e Renan Cartaxo, secretário-geral Judiciário do TRT-13 (PB); Compliance - LGPD na Justiça do Trabalho, com Simone Jalil, juíza encarregada de dados do TRT-21 e equipe da Divisão de Proteção de Dados Pessoais do TRT- 21; além da cerimônia de premiação do Programa Startups JT.
Já a quarta-feira (18/9) foi marcada pela apresentação das novidades sobre o Prêmio CNJ de Qualidade, com Renan Cartaxo, secretário-geral Judiciário do TRT-13; o mapeamento das competências do cargo de secretário-geral da Presidência, com Priscilla Gatto, SGP do TRT-21, e Fernando Freitas, SGP do TRT7 (CE); além da solenidade de encerramento, com a presença do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lélio Bentes Corrêa, e desembargadores dirigentes do COLEPRECOR.
O ministro Lélio Bentes disse que esta edição do COLEPRECOR tem uma impacto muito positivo nacionalmente. “Somos os melhores, os eficientes, os que mais executam. São mais de R$40 bilhões pagos anualmente a reclamantes que buscam na Justiça do Trabalho que paguem os seus direitos. Somos os melhores porque somos os que mais conciliamos. Pacificados os conflitos, são mais de 40% de índice de conciliação”, concluiu o ministro.
De acordo com o presidente do COLEPRECOR e do TRT-RN, desembargador Eridson Medeiros, essa reunião em Natal é histórica: “É um marco histórico, aqui para o nosso Tribunal, reunir todos os presidentes corregedores do Brasil e com a presença digna do nosso presidente do Tribunal Superior do Trabalho. É um momento de discussão, de temáticas relacionadas ao trabalho, procurando sempre valorizar a Justiça social do Brasil”, afirmou.
A presidente do TRT-16, desembargadora Márcia Andrea Farias, enfatizou a relevância deste encontro do COLEPRECOR: “A importância de momentos como este é que podemos trocar experiências, discutir desafios e, sobretudo, construir juntos os caminhos para um Judiciário do Trabalho mais forte, transparente e conectado às necessidades da sociedade brasileira”. A presidente disse ainda que “a magnitude desse encontro é o compromisso de toda a Justiça do Trabalho em garantir a efetividade e a qualidade dos nossos serviços”.
Durante a 7ª Reunião do COLEPRECOR, também são realizadas reuniões paralelas por áreas, tais como dos secretários-gerais da Presidência, dos diretores-gerais, dos secretários de corregedorias regionais e dos secretários de tecnologia da informação e comunicação.
Startups JT
O presidente do TST, ministro Lélio Bentes, participou da entrega do Prêmio Startup da Justiça do Trabalho aos dez projetos aprovados e que foram desenvolvidos por diferentes Regionais Trabalhistas. O Programa Startups JT reúne iniciativas com potencial de serem implementadas nacionalmente em toda Justiça do Trabalho, já que esses projetos de inovação, idealizados e desenvolvidos pelo quadro interno da própria instituição, buscam gerar melhorias na rotina de trabalho para impulsionar a celeridade processual.
Foram premiadas, ainda, as cinco Secretarias de Tecnologia da Informação e Comunicação que mais apoiaram o projeto e os cinco Laboratórios de Inovação que mais contribuíram.
Com informações da Assessoria de Comunicação do COLEPRECOR.