TRT-16 participa de congressos nacionais sobre preservação da memória e acesso à informação
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) marcou presença em Belo Horizonte (MG) no “VII Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário - Arquivos Permanentes: preservação, acesso e difusão” e no “II Seminário da Rede Memojus Brasil”. Os eventos, realizados no início deste mês pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Rede Memória do Poder Judiciário, reuniram magistrados, magistradas, servidores, servidoras e profissionais da gestão de arquivos, gestores públicos e especialistas em preservação e acesso à informação de todo o país para debaterem a preservação da memória e o fortalecimento da gestão documental na Justiça.
A servidora Edvania Katia, Chefe do Setor de Gestão Documental e Memória do TRT-16, foi uma das palestrantes do primeiro dia do II Seminário Memojus. O responsável pelo Arquivo Intermediário, José Antonio Abreu Gomes, também participou do congresso.
Durante a apresentação, a servidora Edvânia Kátia ressaltou o avanço da instituição na área de memória e gestão documental: “A Justiça do Trabalho no Maranhão tem avançado na área da gestão documental e memória a partir da implementação das políticas nacionais estipuladas pelo CNJ. As ações do Comitê de Documentação e Memória e as iniciativas desenvolvidas pelo Setor de Gestão Documental e Memória têm consolidado o trabalho que vem sendo realizado, com destaque para a pontuação máxima no Prêmio CNJ de Qualidade no que tange à nossa área”, afirmou.
Na condição de coordenadora do Grupo de Trabalho Comunicação e Difusão Cultural do Memojus, a servidora Edvania Katia não só apresentou os resultados das atividades realizadas na área, como também detalhou o plano de trabalho para o próximo ano. Entre as ações futuras que estão previstas, destacam-se a realização de capacitações e pesquisas, o incentivo à produção de conteúdo voltado para a criação dos memoriais, e a identificação de projetos de sucesso que serão desenvolvidos pela área de memória em parceria com a Divisão de Assessoria de Comunicação Social (DIVASCOM).
A Rede Memojus Brasil é uma articulação em prol da Memória do Poder Judiciário brasileiro. É integrada por magistrados e servidores atuantes em Arquivos, Bibliotecas, Centros Culturais, Centros de Memória, Memoriais e Museus de todos os segmentos da Justiça brasileira, além de outras instituições parceiras como Arquivos Públicos, Universidades, Centros Culturais e o Ministério Público.
