TRT-16 participa do lançamento do Programa Infância sem Trabalho em Chapadinha

terça-feira, 31 de Maio de 2022 - 16:37
Redator (a)
Gisélia Castro
Liliana Bouéres: “sonho com o dia em que todas as crianças tenham a oportunidade de estudar”.
Lideranças e gestores da rede de proteção de crianças e adolescentes participaram do lançamento do Programa Infância sem Trabalho em Chapadinha.

Representando o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), a juíza Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres fez um chamamento às Prefeituras Municipais para que façam adesão ao Programa Infância sem Trabalho.  “As Prefeituras precisam estar comprometidas com a erradicação do trabalho infantil de seu município”, defendeu a juíza titular da VT de Chapadinha e gestora da Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-16 Ela participou do lançamento do Programa Infância sem Trabalho, nesta terça-feira (31), em Chapadinha.
Ao lado de diversas lideranças, Liliana Bouéres reforçou a importância de políticas de proteção contra o trabalho infantil. “Espero que o lançamento desse Programa seja apenas uma semente que renderá excelentes frutos na erradicação do trabalho precoce que tantos malefícios traz a essas crianças e adolescentes”, afirmou a juíza. “Espero que nenhuma outra criança ou adolescente tenha seu trabalho explorado, e sonho com o dia em que todas as crianças tenham a oportunidade de estudar”, complementou. Em seguida, Liliana Bouéres acrescentou que para o adolescente seja observada a “garantia de se profissionalizar e ingressar no mercado de trabalho de forma legal, sendo assegurados todos os seus direitos trabalhistas”.
Durante o evento, a procuradora do trabalho Virgínia Azevedo Neves, do Ministério Público do Trabalho no Maranhão, fez a entrega de ofícios aos representantes dos municípios para adesão ao Programa Infância sem Trabalho. Além de Chapadinha, que já se integrou a rede de proteção, receberam a solicitação do MPT-MA os municípios de Vargem Grande, Belágua, Nina Rodrigues, Anajatuba, Mata Roma e Presidente Dutra. 
Entre as autoridades presentes no evento, além do TRT-16 e MPT-MA, participaram do lançamento do Programa, a coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, Léa Cristina da Costa Leda, Rodson Salazar, representando a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), prefeitos, vereadores e gestores da rede de proteção de combate ao trabalho infantil.
A programação cultural incluiu a apresentação de jogral por jovens adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), do município de Chapadinha, e apresentação de cordel.

Infância sem Trabalho
O Programa Infância sem Trabalho busca promover ações para erradicar o trabalho infantil no Maranhão até 2025. Trata-se de uma parceria do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão (SRTb) e o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-16). No TRT-16, as ações são desenvolvidas pela Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem que tem como gestoras a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva e a juíza Liliana Bouéres. Também integram a comissão, a juíza substituta Angelina Moreira de Sousa, o juiz substituto Paulo Fernando da Silva Santos Júnior e o juiz substituto Mário Lúcio Batigniani, e o servidor Esmar Taqueti Machado Silva. 

Serviço
Acompanhe o lançamento do Programa Infância sem Trabalho em Chapadinha na imprensa. Veja entrevista concedida pela juíza Liliana Bouéres ao Programa Bom Dia Mirante da TV Mirante.

163 visualizações