TRT-16 presta homenagem à juíza Juacema Aguiar Costa

quinta-feira, 18 de Dezembro de 2025 - 17:17
Redator (a)
Gustavo Melo
Revisor (a)
Cícero Brito
Foto mostra a presidente do TRT-16 descerrando uma placa inaugural. Ela está acompanhada de magistrados e familiares da juiza Juacema Aguiar Costa

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) inaugurou, nesta quinta-feira (18/12), a modernização do Auditório localizado no Fórum Astolfo Serra (sede das Varas Trabalhistas de São Luís), que agora passa a se chamar auditório Juíza Juacema Aguiar Costa, uma homenagem à magistrada, que faleceu neste ano, deixando um legado de mais de três décadas dedicadas à Justiça do Trabalho.

A reforma no auditório incluiu a revitalização da pintura, a implantação de nova iluminação, a aplicação de painéis amadeirados e a instalação de murais de azulejos com a identidade visual da Justiça do Trabalho, resultando em um ambiente mais acolhedor, alinhado com a modernização do TRT e a melhoria das condições de trabalho e de atendimento ao público.

Ao falar sobre a modernização do espaço, a presidente do TRT-16, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, destacou que a reforma foi pensada para qualificar o ambiente e valorizar as pessoas que o utilizam. “Este auditório foi transformado e preparado para oferecer conforto, dignidade e acessibilidade a magistrados, servidores, advogados e jurisdicionados, reforçando o compromisso do Tribunal com a modernização contínua e a melhoria das condições de trabalho e de atendimento ao público”, disse a presidente.

Na mesma solenidade, a desembargadora também falou do significado da homenagem à juíza Juacema Costa: “Dar nome a um espaço institucional é um gesto de memória permanente, por meio do qual escolhemos quem desejamos recordar e apresentar às futuras gerações como referência de nossos valores. Ao inscrever o nome da Juíza Juacema neste auditório, afirmamos que sua trajetória passa a integrar, de modo definitivo, a história desta Casa”, ressaltou a presidente.

A denominação do espaço é fruto de uma sugestão da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (Amatra XVI), aprovada por unanimidade em assembleia da entidade. Ao comentar a iniciativa, a presidente da Amatra XVI, juíza Maria do Socorro Almeida de Sousa, destacou o reconhecimento coletivo da magistratura à relevância da trajetória da juíza homenageada. “A retidão de caráter da Juacena, a força do espírito dela que encarou e que enfrentou a missão com a qual ela desembarca nesse mundo, a maneira aguerrida com que ela travou essa luta, a maneira abdicada como ela exerceu a magistrada, sendo exemplo, para todos e todos nós. A trajetória que ela construiu aqui entre nós e vocês que são os descendentes têm em quem se mirar. Sigam o seu exemplo. foi um exemplo. Levem sempre com vocês, como nós também levaremos esse legado dela, esse exemplo, esse amor que ela devotou à justiça do trabalho”, pontuou.

O juiz titular da 1ª VT de São Luís, Antônio de Pádua Muniz Corrêa, diretor substituto do Fórum Astolfo Serra, também prestou homenagem a magistrada Juacema, “Ela foi uma pessoa que eu admirava muito pela luta do dia a dia dela. Ela nunca falou algo acerca do problema de saúde como se fosse um problema. Ela foi uma guerreira, ela foi realmente uma pessoa muito admirada”, concluiu.

A juíza Juacema Aguiar Costa ingressou no TRT-16 em 1995 e atuou nas Varas do Trabalho de Imperatriz, Açailândia, Balsas, Santa Inês e São Luís, onde exercia a titularidade da 6ª Vara do Trabalho. Também foi Diretora do Fórum Astolfo Serra, entre 2018 e 2021, e integrava o Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal.

Representando a família, o marido da juíza Juacema, José Tarcísio Coutinho Costa agradeceu a homenagem prestada pelo Tribunal e muito emocionado destacou o significado deste reconhecimento, “eu não tenho como dimensionar essa grandeza do momento agora, essa homenagem tão bonita do Tribunal do Trabalho da 16ª Região. Juacema, foi uma juíza muito dedicada aqui ao trabalho, aos amigos, e deixou esse legado tão bonito. Temos apenas que a agradecer à presidente Márcia, à Amatra e a todos os amigos juízes por essa bela homenagem”, afirmou.

Também compareceram a homenagem, os filhos Tarcísio Aguiar Costa e Cecília Aguiar Costa, os netos Rafael e Arthur Aguiar Costa, a nora Débora Abreu Costa, a irmã dela, Jurema Aguiar, o irmão Proaci Aguiar, além de amigos.

Também participaram da solenidade a juíza auxiliar de Precatórios Joanna D’Arck Sanches da Silva Ribeiro; a juíza titular da 5ª Vara do Trabalho de São Luís, Noélia Maria Cavalcanti Martins e Rocha; o juiz titular da 3ª VT de São Luís, Manoel Lopes Veloso Sobrinho; a juíza do Trabalho substituta da 3ª VT de São Luís, Angelina Moreira de Sousa Costa; a juíza do Trabalho substituta da 6ª VT de São Luís, Carolina Burlamaqui Carvalho, a diretora-geral do TRT-16, Fernanda Cristina Muniz Marques e o Chefe da Seção de Apoio do FAS, José de Ribamar Santos Batista. 

A solenidade reuniu ainda representantes institucionais, servidores, terceirizados, colaboradores e estagiários, que celebraram a entrega do auditório modernizado e a preservação da memória de uma magistrada cuja trajetória passou a integrar, de forma definitiva, a história do TRT-16.

Inaugurações

Ao longo do mês de novembro, a Presidência do TRT-16 promoveu uma série de inaugurações no prédio-sede do Tribunal, como parte do projeto de modernização institucional. Foram entregues o novo hall de entrada, a 2ª Galeria de Artes, a Sala de Acolhimento do Setor de Saúde, o Plenário, a Galeria de Diretores da EJUD-16, o Auditório Juiz Ari Rocha, o Átrio Contíguo, a nova Diretoria-Geral e a Galeria de Diretores-Gerais, com intervenções voltadas à acessibilidade, ao conforto, à valorização da memória institucional e à melhoria do ambiente de trabalho e de atendimento ao público.
 

139 visualizações