TRT-16 promove ações do Outubro Rosa e palestra sobre prevenção do câncer de mama

terça-feira, 14 de Outubro de 2025 - 14:23
Redator (a)
Polyanna Pereira

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) promoveu a campanha Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Neste ano, o Setor de Saúde do Tribunal realizou uma programação especial que uniu orientação, autocuidado e bem-estar, reforçando o compromisso da instituição com a saúde de servidoras, servidores e toda a comunidade interna do tribunal.  A Campanha reforçou a importância do diagnóstico precoce, do autocuidado e do equilíbrio emocional na saúde da mulher.

As atividades ocorreram entre os dias 9 e 10 de outubro, no prédio-sede do TRT-16, e também, no Auditório do Fórum Astolfo Serra, sede das Varas Trabalhistas de São Luís. Durante o evento, foram oferecidos serviços de prevenção, demonstração do autoexame de mama, orientações sobre o combate ao sedentarismo, além de massagem relaxante e drenagem linfática.

O ponto alto da programação foi a palestra ministrada pela psicóloga e enfermeira Tatiana Siqueira, que trouxe o tema “Prevenção do Câncer de Mama”. O encontro buscou reforçar a importância do diagnóstico precoce, e da prática do autocuidado como instrumentos fundamentais para salvar vidas.

“O câncer de mama é uma doença que tem crescido em média 78 mil novos casos a cada ano. Quando diagnosticado tardiamente, ele pode gerar danos sérios e até levar à morte. Por isso, quanto mais cedo a gente se cuidar, mais chances tem de um tratamento eficaz”, destacou Tatiana.

A palestrante enfatizou ainda a importância de hábitos saudáveis e do autoconhecimento corporal como aliados na prevenção:

“Os fatores de risco estão ligados ao tabagismo, ao etilismo, à obesidade e aos maus hábitos alimentares. A vida corrida nos faz esquecer de cuidar de nós mesmas. Por isso, o autoexame de mama é essencial. Ele é simples, rápido e pode ser feito em casa, durante o banho ou diante do espelho. Basta conhecer o próprio corpo e perceber qualquer alteração, como um pequeno nódulo, uma secreção ou mudança no formato da mama”, explicou.

Outro aspecto abordado pela psicóloga Tatiana, faz referência a saúde emocional da mulher, que as vezes, é prejudicada pelo estresse, o sono irregular e a sobrecarga das múltiplas jornadas de trabalho. Durante a palestra, a enfermeira compartilhou relatos reais sobre a importância de observar o corpo e procurar ajuda médica diante de qualquer sinal suspeito. Ela explicou que sintomas como nódulos fixos e indolores, inchaço na axila, alteração no mamilo, vermelhidão, ou mudança na textura da pele, como o aspecto de “casca de laranja”, merecem atenção imediata.

O chefe do setor de Saúde, Ércio Murilo Sousa Cutrim, também reforçou sobre a realização do autoexame e dos exames complementares, como ultrassom e mamografia, “é essencial para o resultado precoce. O acompanhamento regular permite identificar alterações inicias, e em seguida já iniciar o tratamento com maior eficácia”.

Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa no TRT-16 foi realizada pelo Setor de Saúde em parceria com a FisioEda e a Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (LASM). O objetivo foi promover educação em saúde, incentivar exames de rotina, fortalecer o autocuidado e destacar a importância de cuidar da mente e do corpo como formas de prevenção.

Ao aderir à campanha, o Tribunal reforça seu papel social na valorização da vida e da saúde de suas servidoras e servidores, magistradas e magistrados, estagiárias e estagiárias, estimulando a todos a adotarem uma rotina de cuidado, equilíbrio e amor-próprio.

42 visualizações