TRT-16 promove Workshop sobre o Prêmio CNJ de Qualidade 2025
Com a proposta de capacitar os gestores e gestoras das unidades administrativas e judiciais da Justiça do Trabalho no Maranhão, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) promoveu um Workshop sobre o Prêmio CNJ de Qualidade, realizado na segunda e terça-feira, dias 3 e 4 de fevereiro). A capacitação foi ministrada por Flávio Marcílio Paiva Ramos, servidor do TRT-8 (PA/AP), e ocorreu no auditório da Escola Judicial. Flávio Marcílio é analista judiciário – especialidade TI da 8a Região, que recebeu o Selo Excelência na edição 2024 do Prêmio.
A presidente do TRT16, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, realizou a abertura e participou de todo o evento. Em sua fala, ela deu as boas-vindas ao palestrante Flávio Ramos e reconheceu a sua trajetória profissional. “Flávio já foi servidor deste Tribunal, o que torna sua presença aqui ainda mais especial, por ser alguém que conhece as particularidades do nosso regional”, disse.
A magistrada destacou a importância de debater sobre os indicadores do Prêmio CNJ de Qualidade, como forma de impulsionar os resultados e aprimorar a qualidade da prestação jurisdicional do TRT-16. “Todos aqui sabem que o Prêmio CNJ de Qualidade não é apenas uma meta administrativa. Ele reflete, de forma objetiva e mensurável, a qualidade da nossa prestação jurisdicional. O prêmio avalia nossos resultados a partir de quatro eixos fundamentais: Governança, Produtividade, Transparência e Dados e Tecnologia. Esses eixos não foram escolhidos ao acaso: juntos, eles compõem o alicerce de uma instituição moderna, responsável e eficiente”.
O workshop reuniu informações importantes acerca do surgimento do Prêmio e seus objetivos, além de debater orientações necessárias para garantir o bom desempenho em todos os anos. Sobre isso, Flávio Ramos destacou a criação de indicadores internos contínuos, a criação de painéis para monitoramento dos indicadores e estabelecimento de projeto de gestão do prêmio.
Além disso, o momento teve como foco a análise de normativos, a discussão de estratégias e métodos para promover a eficiência no alcance dos resultados, além da análise acerca das novidades do Prêmio para 2025. De acordo com Flávio, essa preparação será intensa, mas com a previsão de colher excelentes frutos para a 16ª Região.
A secretária de Governança e Gestão Estratégica do TRT-16, Sílvia Castro, disse que “é de extrema importância a participação de todos os gestores do Tribunal, em busca de se conseguir alcançar a pontuação máxima no Prêmio de Qualidade do CNJ, porque reflete a modernização, a eficiência, a responsabilidade e o compromisso da Justiça do Trabalho no nosso Estado” concluiu.
Durante o período da tarde do primeiro dia de workshop, foi discutido o eixo Governança com as unidades relacionadas. Já no segundo dia, o debate girou em torno dos eixos Transparência e Dados e ainda, Tecnologia e Produtividade.
O evento também reuniu a presença de magistrados e magistradas de 1º Grau do TRT-16, como os juízes auxiliares da Presidência, Sergei Becker e Tália Barcelos Hortegal Braga.