TRT-16 realiza ação alusiva ao Dia de Proteção às Florestas e alerta para a redução de emissão de CO2

terça-feira, 18 de Julho de 2023 - 17:13
Redator (a)
Eduardo Carvalho
Revisor (a)
Suely Cavalcante
Leila Santos e Heloísa Souza (respectivamente, chefe e estagiária do Setor de Gestão Socioambiental) entregam mudas de ipê para Inácia Mendes (chefe do Setor de Cadastramento Processual).
Porta-celulares sorteados durante a ação do Dia de Proteção às Florestas.

Com o objetivo de incentivar, sensibilizar e conscientizar acerca das práticas de cuidados com o meio ambiente, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) realizou a ação de doação de mudas de plantas em alusão ao Dia de Proteção às Florestas. A iniciativa também teve como foco alertar para a necessidade de reduzir a emissão de gás carbônico. A ação ocorreu na manhã dessa segunda-feira (17/7), no hall de entrada do Fórum Astolfo Serra, sede das varas trabalhistas, e no hall do prédio-sede do TRT-16.
A atividade foi promovida com direcionamento ao público interno do Tribunal e coordenada pelo Setor de Gestão Socioambiental, com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Luís, que disponibilizou as mudas de plantas que foram entregues no evento. A ação foi alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 (ODS13) e 15 (ODS15) da Agenda 2030 da ONU que, respectivamente, visam desenvolver ações contra a mudança climática global e preservar a vida terrestre.  
Para a chefe do Setor de Gestão Socioambiental, Leila Sousa, a data carrega o peso de levar o movimento de conscientização acerca da preservação das florestas, pois são responsáveis por propiciar inúmeros benefícios à sociedade: “Essa atividade que realizamos é de grande relevância para o âmbito geral das instâncias da Justiça do Trabalho no Maranhão, e nós pretendemos levar um incentivo às boas práticas através da doação de mudas de ipês”.
Segundo José Ribamar Batista, servidor lotado na Diretoria do Fórum Astolfo Serra, o FAS vem realizando, há algum tempo, práticas de cuidados ambientais no espaço da sede das varas trabalhistas: “Há algum tempo iniciamos o aproveitamento do espaço externo do Fórum para o ato de plantar diversidades de plantas, o que resultou em uma significativa melhora no ambiente arbóreo. O melhor dessa prática é o engajamento feito por parte dos servidores e terceirizados no cuidado e preocupação com o espaço que foi plantado. Uma grande mobilização por um ato tão necessário que coopera com o meio ambiente”, destacou.
Plantio de mudas
Além disso, foram feitos plantios de mudas no entorno do estacionamento do Fórum para colaborar com o ambiente arbóreo do prédio, tendo a participação do diretor do FAS e juiz titular da 7ª Vara do Trabalho de São Luís, Paulo Mont’Alverne, e de integrantes do quadro funcional do tribunal, terceirizados e terceirizadas que estiveram no momento do plantio.
Com a finalidade de tornar o evento imersivo à data comemorativa, também foi organizada uma exposição chamada de “A derrota do Currupira”, que acompanhou o evento no Fórum e no prédio-sede. A obra foi feita pelo servidor Luiz Pires, lotado na Coordenadoria de Serviços Gerais, e buscou ilustrar a vida do Currupira como responsável por proteger as florestas de ameaças, com o foco no profundo sofrimento do personagem do folclore brasileiro devido a grande quantidade de desmatamento e derrubada de árvores.
A atividade contou com o apoio da Diretoria do Fórum Astolfo Serra, Coordenadoria de Serviços Gerais, Divisão de Assessoria de Comunicação Social e Setor Gráfico. 
Sorteio
Ao final das atividades, o Setor de Gestão Socioambiental realizou sorteios de porta-celulares destinados às pessoas que participaram das ações e receberam as mudas. Os porta-celulares foram feitos pelo terceirizado Edmilson Baima Alves Filho, do Setor de Marcenaria do TRT-16, e produzidos a partir da reciclagem e reaproveitamento de madeiras. 

 

202 visualizações