TRT-16 realiza roda de conversa sobre inteligência artificial com encontro de aprendizes

quinta-feira, 6 de Junho de 2024 - 12:25
Redator (a)
Gustavo Melo
Revisor (a)
Luane Freitas

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) reunirá na próxima segunda-feira (10/6), autoridades e especialistas para uma Roda de Conversa com o tema “Inteligência Artificial e o futuro do Trabalho”. O objetivo é proporcionar aos jovens aprendizes uma compreensão sobre as transformações que a Inteligência Artificial está promovendo no mercado de trabalho. Visando preparar os jovens para os desafios e oportunidades que surgem com a inovação tecnológica. Este evento está sendo realizado em alusão ao dia 12 de junho, Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil.
O evento marca o I Encontro de Aprendizes do TRT-MA e será realizado em dois turnos, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, no Auditório Ari Rocha, localizado no prédio-sede do TRT 16ª Região, no Bairro Areinha. Para enriquecer o debate, o TRT receberá seis especialistas para debater sobre a temática, que trarão suas perspectivas sobre o tema em destaque. Além disso, o evento será enriquecido por uma exposição da Indústria 4.0, promovida pelo  Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), onde serão destacadas as mais recentes inovações e tendências do setor. O propósito do evento é proporcionar aos participantes uma visão abrangente das profundas transformações que permeiam o mundo do trabalho, especialmente no que se refere à incorporação de tecnologias avançadas nos processos industriais. Esta iniciativa é parte integrante do Programa Infância sem Trabalho, do qual o TRT-16 é um colaborador ativo. Com carga horária de 8 horas, o encontro terá como público-alvo integrantes da magistratura, corpo funcional, terceirizadas, terceirizados, estagiárias e estagiários do TRT-16, e o público externo. Acesse o site da Escola Judicial e inscreva-se.
No período da manhã, participarão o presidente da Comissão de Coaching Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão, Marco Aurélio Júnior; o presidente da Comissão da Ciência, Tecnologia e Inovação Jurídica, Luís Cláudio Amaral; e a juíza titular da Vara do Trabalho de Barreirinhas, Liliana Bouéres, que mediará o encontro. Já no período vespertino, a mediação será do coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Maranhão (CAOP-IJ), Gleudson Guimarães, com a participação do advogado e professor, José Caldas Gois Júnior, e da especialista em Informática em Educação, Lissia Maria Costa Gomes Protázio.
Ao final da roda de conversa, em um ambiente aberto ao diálogo e à ampla discussão, os aprendizes apresentarão suas experiências com o Contrato de Aprendizagem e discutirão como a inteligência artificial pode ser aplicada para prevenir grandes catástrofes climáticas.
Liliana Boueres: Juíza titular da Vara do Trabalho de Barreirinhas e vice-coordenadora dos Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual no âmbito do 1º e 2º Graus do TRT-16 (mediadora);
Gleudson Malheiros Guimarães: Bacharel em Direito (UFMA). Especialista em Direito Público (FACAM). Especialista em Gestão Pública (UEMA). Mestrando em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade Portucalense/Portugal. Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Imperatriz. Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Maranhão (CAOP-IJ). Secretário da Comissão Permanente da Infância e Juventude do Grupo Nacional de Direitos Humanos e integra o Fórum Nacional de Promotores da Infância (PROINFÂNCIA).
Marco Aurélo Júnior: Presidente da Comissão de Coaching Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão e da Comissão Especial de Coaching Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil, é especialista em Direito Público, Eleitoral e Criminal. Possui MBA em Coaching Executivo e Pós-Graduação em Coaching Jurídico.
José Caldas Gois Júnior: É advogado e mestre pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). Atua como professor na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e no Centro Universitário do Maranhão (CEUMA). e coordenador do Núcleo de Pesquisas em Direito de Informática (NIPEDI/UEMA) e Doutorando em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São PAULO (FADISP).
Lissia Maria Costa Gomes Protázio: Especialista em Informática em Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão na linha de Pesquisa sobre Cultura, Educação e Tecnologia (PGCult/UFMA), também integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação.
Ações do TRT-16
o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, em parceria com o Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPT-MA), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), e a Superintendência Regional do Trabalho -MA, lançará uma campanha de conscientização sobre o tema. Durante o mês de junho, serão instalados outdoors em pontos estratégicos da capital maranhense, visando alertar a comunidade para essa importante questão. Além disso, ao longo da segunda semana do mês, serão compartilhados materiais informativos sobre o assunto nas redes sociais do Tribunal, ampliando o alcance da mensagem e estimulando o engajamento da população.
Detalhes do evento
Roda de Conversa: Inteligência Artificial e o futuro do Trabalho
Carga horária: 8h
Mediadores: Juíza Liliana Bouéres e Gleudson Malheiros Guimarães
Palestrantes: Marco Aurélio Júnior, Luís Cláudio Amaral, José Caldas Gois Júnior e Lissia Maria Costa Gomes Protázio.
Data: 10 de Junho
Horário: Das 8:30hs às 12:30hs e das 13:30hs às 17:30hs
Local: Auditório Ari Rocha

274 visualizações