TRT-16 recebe jovens aprendizes em visita institucional
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) recebeu, na manhã da última quinta-feira (11/9), a visita dos adolescentes participantes do Programa de Aprendizagem Profissional Inclusiva. A iniciativa é fruto de uma parceria entre órgãos públicos, com o objetivo de promover a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho.
Acompanhados pela representante dos aprendizes, Ana Patrícia de Carvalho Rodrigues, os adolescentes foram recepcionados pelo secretário de Gestão de Pessoas do TRT-16, Marcos Pires Costa, que apresentou as instalações do Tribunal e explicou o funcionamento da Justiça do Trabalho. A atividade teve como propósito ampliar a compreensão dos jovens sobre a instituição, despertando o interesse pelo serviço público.
O Termo de Parceria do Programa prevê a inclusão de jovens de 14 a 24 anos em atividades de formação profissional. Inicialmente, eles passam por uma etapa teórica, ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem no Comércio (SENAC-MA), e cumprem a fase prática em órgãos públicos como o TRT-16, Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA), Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social de São Luís (SEMCAS), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Maranhão (SEDES), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Maranhão (SRTE-MA) e o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA). O financiamento de todas as etapas do Programa é garantido pelas empresas Clasi Comércio e Serviços Ltda e Atlântica Segurança Técnica.
O trâmite para os registros e definições de lotações dos jovens já está em andamento no Setor de Estágios do TRT-16.
Com a iniciativa, o Tribunal reafirma seu compromisso de contribuir para a formação integral de adolescentes e jovens, assegurando o acesso a experiências que combinam capacitação profissional, cidadania e inclusão social.