TRT-16 supera edição passada e conquista 19 medalhas na Olimpíada Nacional do Judiciário Federal

quinta-feira, 5 de Setembro de 2024 - 12:14
Redator (a)
Gustavo Melo
Revisor (a)
Cícero Brito

Além do destaque no atletismo, a edição foi marcada por medalhas inéditas na dama e na pesca

Os servidores e as servidoras do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) participaram da XXI Olimpíada Nacional do Judiciário Federal, realizada de 24 a 30 de agosto, em Manaus, capital do Amazonas. Este ano, os atletas conquistaram 19 medalhas, sendo quatro ouros, cinco pratas e dez bronzes, representando um salto significativo, superando os números da edição anterior, em que foram conquistadas 14 medalhas. Duas medalhas foram inéditas, nas modalidades de pesca e dama. 
Ao longo dos sete dias de competição, quatro atletas alcançaram o lugar mais alto do pódio, garantindo quatro medalhas de ouro para o Maranhão. Foram eles: Ronny Paterson Cruz da Silva, lotado na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (SETIC), na modalidade atletismo salto triplo; Maria do Socorro Pinho Coimbra, lotada na 3ª Vara do Trabalho de São Luís, na natação, categoria 50 metros costas; Edson Jefferson Azevedo Vasconcelos, lotado na Divisão de Coordenação Judiciária, Recursos e Precedentes, que alcançou um resultado inédito para o TRT-16 na pesca individual; e Márcio Alberto Lopes Muniz, lotado no Gabinete da Presidência, que conquistou o ouro na categoria atletismo nos 800 metros, ampliando seus números como maior medalhista do Tribunal na história das Olimpíadas.
Das medalhas de prata, o destaque vai para a equipe de dama, formada pelos servidores Glennyo Clay Santos Batalha, Pedro Eduardo Pinho Coimbra e Higor Leandro Veiga da Silva. Na natação, o servidor José Vicente Araújo dos Santos também conquistou a prata nos 200 metros livres. No atletismo, Márcio Alberto Lopes Muniz e Jandilma Tereza Gomes Ferreira garantiram suas medalhas na categoria 400 metros, enquanto Ronny Paterson brilhou no salto em distância.
O TRT-16 também conquistou, 10 medalhas de bronze, sendo sete delas no atletismo, demonstrando a força dessa modalidade. O servidor Ronny Paterson garantiu um bronze no salto em altura. Márcio Alberto assegurou sua medalha nos 1500 metros, enquanto Jandilma Tereza subiu ao pódio nos 800 metros. Marcos Antônio Sousa destacou-se no lançamento de dardo, e Edson Jefferson completou a lista com uma medalha nos 800 metros. A servidora aposentada Maria Suely, participando de mais uma edição, brilhou ao conquistar duas medalhas em categorias diferentes: 200 e 400 metros. Além do atletismo, a natação trouxe mais duas medalhas de bronze, uma com Maria do Socorro Pinho Coimbra nos 50 metros livre e outra com José Vicente Araújo dos Santos nos 400 metros. Por fim, Agnaldo Rayol Pinheiro assegurou seu lugar no pódio com uma medalha no dominó individual.
A presidente da Associação dos Servidores do TRT 16ª Região, Silvia Castro, celebrou os resultados alcançados pelos atletas: “A Associação dos Servidores do TRT-16 apresenta com muita satisfação os resultados obtidos por nossos atletas, pois sabemos o tamanho da dedicação e esforço que cada um faz para estar presente na competição do Judiciário.” Silvia também falou do orgulho da delegação maranhense: “Cada servidor que se dispõe a ser atleta da ASTRA 16 representa com orgulho a delegação do Maranhão nos jogos olímpicos do Judiciário, que é o ápice de todo um trabalho de preparação e treinos para buscar os seus melhores resultados. Nos tornamos heróis por sete dias. Parabenizamos com alegria”, disse.
Delegação
Neste ano, a delegação do TRT-16, foi composta por 29 atletas que competiram em nove modalidades: futebol society master, futebol society livre, handebol, atletismo, natação, dama, dominó, pesca e tiro. Os resultados, foram os melhores desde o retorno das competições, após a suspensão causada pela pandemia, que interrompeu os jogos em 2021 e 2022.
A Olimpíada também foi um espaço para celebração da diversidade cultural dos Estados participantes, no desfile das delegações. Este ano, os representantes do TRT-16 mostraram a riqueza cultural do Maranhão por meio do reggae, ritmo típico do estado. A representação maranhense incluiu elementos tradicionais, como vestimentas e boinas com cores as vibrantes que fazem parte da identidade do Maranhão, reforçando o espírito de integração cultural do evento.
Olimpíada Nacional do Judiciário Federal
A Olimpíada Nacional do Judiciário Federal (ONJF) é um evento anual organizado pela Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Trabalhista (Anastra). Sua primeira edição ocorreu em 2002 na cidade de João Pessoa/PB, originando-se do desejo de unir os servidores em torno de uma competição esportiva que também fosse uma oportunidade de confraternização entre os Tribunais Regionais do Trabalho. A ONJT oferece 21 modalidades esportivas, tanto individuais quanto em equipe, que possibilitam a participação de servidores de todas as idades, incluindo opções para portadores de necessidades especiais.

402 visualizações