TRT adota papel reciclado na impressão de informativo institucional

quarta-feira, 11 de Março de 2009 - 14:27
Redator (a)
Wanda Cunha
<br /><b>Notice</b>: Undefined index: LEGENDA1 in <b>/var/www/html/noticias/EditaTextoNoticia.php</b> on line <b>93</b><br />

Como parte da política de preservação ambiental, o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão agora adotou o papel reciclado para o informativo institucional Parágrafo Único. Antes, foram adquiridas cinco mil resmas de papel para distribuição nas unidades administrativas do Tribunal. A substituição do papel branco pelo reciclado significa economia de recursos naturais. Produzido pelo Serviço de Comunicação, o jornal traz informações sobre direitos sociais e assuntos institucionais. Em oito páginas, formato revista, o veículo consolida-se como fonte de informação da Justiça do Trabalho, sendo distribuído mensalmente a escritórios de advocacia, sindicatos, associações de classe e órgãos públicos, além de bilbiotecas e varas trabalhistas.

O diretor-geral do TRT-MA, Domingos Carlos dos Santos Neto, disse que a medida foi implementada pela atual administração, com o projeto TRT Ambiental. Segundo ele, para a execução das ações do projeto foi instituída, em 2007, a Comissão TRT Ambiental, que atende também à recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O projeto está contemplado no Programa Mais Economia, um dos cinco eixos estratégicos do plano de gestão do Tribunal para o biênio 2007/2009 A Comissão Ambiental, para mostrar as vantagens da utilização do papel reciclado, esteve nas unidades administrativas do TRT, onde realizou dinâmica interativa, comparando o uso do açúcar mascavo em substituição ao açúcar branco para a saúde das pessoas com a substituição do papel branco pelo produto reciclado para a saúde do meio ambiente. “No papel reciclado não se utilizam produtos químicos para alvejamento, como ocorre na fabricação do papel branco”, explicou o presidente da Comissão, servidor Luiz Pires.

A chefe do Serviço de Comunicação do Tribunal, Edvânia Kátia, destacou que é importante que todos os que fazem a Justiça do Trabalho no Maranhão contribuam com a política de preservação do meio ambiente. “Além da impressão do Parágrafo Único – exemplificou Edvânia – a assessoria de Comunicação economiza 500 folhas de papel por mês, com a criação do clipping on line das notícias diárias de interesse do TRT e com a impressão frente e verso dos documentos”. Para o Diretor de Material e Patrimônio do Tribunal, Wagner Campos Santos, a utilização do papel reciclado no Parágrafo Único vem se coadunar com a política de preservação do meio ambiente desenvolvida pela instituição e serve de exemplo para aqueles que ainda não aderiram às práticas de preservação da natureza. “É importante frisar que o uso do papel reciclado também agrega valor à qualidade já oferecida pelo informativo produzido pelo Serviço de Comunicação”, enfatiza Wagner Campos Santos.

Preservação da natureza: direitos sociais e cidadania Desde 2007, a comissão do TRT Ambiental incentiva o uso racional de material e serviços. Além da adoção do papel reciclado, enumeram-se ainda ações como a coleta seletiva de papel para reciclagem e de outros materiais como garrafa pet e latinhas de aço de refrigerantes e conservas; educação ambiental por meio de campanhas de coleta de materiais com resíduos tóxicos; criação de ponto fixo de coleta no TRT para posterior recolhimento e repasse de pilhas e baterias (papa-pilhas), ao Banco Real e outras inúmeras atividades. Já o Parágrafo Único, desenvolvido pelo Serviço de Comunicação do TRT-MA, surgiu em 1994. Foi o primeiro informativo, no Judiciário Trabalhista, a usar uma linha editorial voltada para o judicial. Com a publicação da TRT Memória, uma revista institucional que divulga os principais fatos da instituição, o informativo Parágrafo Único, além de cumprir sua função de fonte história da JT no Maranhão e de fonte de pesquisa na área de Direto do Trabalho, passou a ter uma linha editorial voltada para a difusão dos direitos sociais, contribuindo para a inclusão social e desenvolvimento da cidadania.

6 visualizações