TRT aprova Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação
terça-feira, 25 de Maio de 2010 - 16:33
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Maranhão aprovou o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação para o período de 2010 a 2014. O plano visa estabelecer um referencial estratégico para atuação do TRT na área tecnológica. Um dos grandes desafios é a implantação do processo eletrônico. Com o planejamento de TI, a Justiça do Trabalho espera ser reconhecida pela excelência de seus serviços e soluções de Tecnologia da Informação.
O plano foi delineado em seis temas alinhados aos temas estratégicos do TRT e englobam a Eficiência Operacional, Acesso à Justiça e Efetividade, Responsabilidade Social e Ambiental, Alinhamento e Integração, Política Institucional, Gestão de Pessoas, Infraestrutura e Tecnologia, e Orçamento. Em linhas gerais, os objetivos visam adotar boas práticas no gerenciamento de projetos e serviços, promover a cidadania por meio da inclusão digital, adotar processos de desenvolvimento de software, Garantir a disponibilidade, o acesso e o funcionamento dos sistemas essenciais de TI.
Um dos projetos é o Governança de TI, que possui por objetivo capacitar gestores em gerenciamento de projetos, e está inserido no tema Eficiência Operacional. No tema Orçamento, o Plano Estratégico da Tecnologia da Informação, elencou os projetos Contas Públicas, para que seja destinado orçamento destinado à área de TI. E ainda o Projeto Parceria, que pretende fortalecer as atuais parcerias, assim como buscar novos parceiros, que possam contribuir para os projetos na área de TI.
A presidente do TRT, desembargadora Márcia Andrea Farias, afirma que o TRT deu um passo significativo com a aprovação do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação. “Começamos a avançar rumo à implantação do processo eletrônico. O plano de TI tem várias ações que vão resultar na consolidação desse processo. Só para se ter uma idéia, estamos buscando junto à Diretoria de Informática a instalação da primeira vara virtual da Justiça do Trabalho do Maranhão. Mais do que isso, o plano de TI será fundamental para que as demais unidades judiciais e administrativas possam desenvolver cada vez melhor as suas atividades, pois prevê a estruturação do parque tecnológico, o desenvolvimento de sistemas e softwares, tudo dentro de um orçamento programado previsto no planejamento”, afirmou a presidente.
A Resolução Administrativa Nº054/2010, que aprova o planejamento estratégico na área de TI, instituiu o Núcleo de Gestão Estratégica, que promoverá Reuniões de Análise da Estratégia (RAE) para acompanhar os resultados das metas fixadas, juntamente com as unidades envolvidas com a execução das ações e projetos. Nas RAE poderão ser realizados ajuste e outras medidas necessárias para a melhoria do desempenho das metas e ações.
Antes da aprovação pelo Pleno, a Diretoria de Informática apresentou o plano estratégico 2010-2010, na presença da presidente do TRT, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, da secretária geral da Presidência, Elizabeth do Carmo Salgado Leite Menezes e demais gestores. O plano foi apresentado pelo servidor Fernando Pestana. O processo de planejamento estratégico foi deliberado pela Diretoria da Informática com a participação dos Grupos de Trabalho de Gestão Estratégica.
O plano foi aprovado em sessão ordinária do Tribunal Pleno realizada no dia 25 de março. Está alinhado aos temas, objetivos e metas do Planejamento Estratégico do TRT do Maranhão, aprovado pela Resolução Administrativa nº 235, de 10 de dezembro de 2009. Estiveram presentes à sessão a presidente do TRT, Márcia Andrea Farias da Silva, a vice-presidente do TRT, Ilka Esdra Silva Araújo, os desembargadores Alcebíades Tavares Dantas, Américo Bedê Freire, José Evandro de Souza, Gerson de Oliveira Costa Filho e o representante do Ministério Público, Marcos Sérgio Castelo Branco Costa.
Redação: Asmynne Barbosa (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Edvânia Kátia