TRT avança na modernização e inicia serviços de substituição de elevadores por novos equipamentos

terça-feira, 13 de Agosto de 2019 - 15:46
Redator (a)
Edvânia Kátia

A montagem e instalação dos novos elevadores do prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) deverá será concluída até dezembro deste ano. A montagem dos tapumes no primeiro elevador começa esta semana para, em seguida, ser iniciada a desmontagem e executado o cronograma. 

Os serviços foram definidos como prioridade pela presidenta do TRT, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, assim que assumiu o comando do Tribunal. Foi elaborado o termo de referência e o contrato foi assinado em 27 de novembro do ano passado.  A previsão é de que até o final de novembro os três novos elevadores estejam montados para que possam ser feitos os ajustes finais para entrega no prazo previsto. 

Embora os elevadores já tenham passado por modernização, agora será feita a substituição completa dos equipamentos para garantir mais conforto e segurança aos usuários e atender às normas de acessibilidade. Entre as vantagens está o aumento da velocidade de 60m/m (metros por minuto) para 90 m/m com um ganho de 50% na velocidade. As portas agora seguem o estilo telescópica, de correr e automática.

O contrato começou a ser executado este ano pelo Setor de Engenharia, com os ajustes necessários ao projeto executivo, e agora será dado início aos serviços. Os recursos de todo o projeto são da ordem de R$ 695 mil reais, sendo que deste valor R$ 27 mil são relativos à desmontagem dos três equipamentos e R$ 668 mil são referentes à compra dos três novos equipamentos. 

Os serviços começam pelo elevador social do prédio-sede. O cronograma, apresentado pelo Setor de Engenharia à Diretoria Geral e aprovado pela Presidência do TRT, mostra que a intervenção acontece isoladamente, sendo que será garantido o funcionamento de dois elevadores enquanto um estiver em instalação. Embora o cronograma apresente o término de montagem com data final de 25 de novembro para os três equipamentos, esse prazo é contratual, ou seja, data limite para conclusão dos serviços. 

A primeira etapa é a colocação do tapume no primeiro elevador, do pavimento térreo até o sexto andar. Como explica o engenheiro responsável pelo contrato, Sérgio Moriah, a colocação do tapume é uma questão de segurança, vez que o desmonte do equipamento inclui a retirada de todas as portas. São 24 portas, oito por equipamento.  O serviço de colocação dos tapumes tem previsão de 15 dias. 

Em seguida, com previsão para início de setembro, será iniciada a montagem deste primeiro elevador, o elevador social. “Até lá, todas as intervenções de natureza civil (caixa corrida/fosso e caixa de máquinas) estarão concluídas”, garante Moriah.  As casas de máquina estão localizadas no topo do elevador social do prédio-sede e a outra no topo do elevador localizado no Anexo B.

Após a conclusão da montagem do primeiro equipamento, será dado início às intervenções civis do segundo equipamento, no caso o elevador de serviço do prédio-sede, também com a reinstalação do tapume e todas as intervenções necessárias num prazo de 15 dias para então ser dado início à montagem. A previsão é que os serviços de montagem comecem no final de setembro. Para o elevador do Anexo B a previsão é que a montagem aconteça no final de outubro. 

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