TRT busca consenso, mas greve continua
Patrões e empregados do setor de transportes e representantes dos Consórcios e empresas quase chegaram a um acordo em audiência de conciliação comandada pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT Maranhão), desembargador José Evandro de Souza, na manhã deste sábado (23.10).
Segundo o desembargador, a greve está trazendo prejuízo a todos. “Todos estão sendo prejudicados. A população porque tem seu direito de ir e vir prejudicado, as empresas e os trabalhadores. Toda a economia está tendo prejuízo. O consenso é a melhor solução no momento vez que estamos todos buscando uma solução”, afirmou.
Foram quatro horas de audiência. Começou às 10h e terminou por volta das 14h. Na audiência, o Município de São Luís havia se comprometido a realizar e concluir estudo para estabelecer um auxílio emergencial para o setor de transporte, mas condicionou a proposta ao fim da greve, o que não foi aceito já que o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (STTRMA) não poderia se comprometer vez que ainda precisava convocar uma assembleia geral para deliberar sobre a proposta.
O SET e as empresas haviam se comprometido a fazer o levantamento da capacidade de pagamento, especialmente referente a tícketes e salários, ainda hoje para pagamento na segunda-feira.
O retorno isentaria os sindicatos das multas e do bloqueio nas contas durante o período em que estivessem sendo cumprindo o acordo.
Na falta do acordo, ficam mantidas todas as decisões anteriores, incluindo multa diária de R$ 50 mil e bloqueio de contas.
Diante da tentativa frustrada de conciliação, uma nova rodada de negociação já foi confirmada para hoje (23.10), às 18 horas, na sede do Ministério Público Federal do Trabalho (MPT).
Processo - Para consultar acesse o Processo Judicial Eletrônico. Clique aqui
TutCautAnt 0016518-64.2021.5.16.0000
REQUERENTE: MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS
REQUERIDOS: SINDICATO DOS TRAB. EM TRANSPORTES RODOVIARIOS NO ESTADO DO MARANHAO (STTREMA); SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DE SÃO LUÍS (SET); CONSÓRCIO CENTRAL; CONSÓRCIO VIA SL LTDA; CONSÓRCIO UPAON AÇU LTDA E VIAÇÃO PRIMOR LTDA.