TRT começa a substituir o papel branco por reciclado na impressão de documentos

segunda-feira, 19 de Janeiro de 2009 - 12:11
Redator (a)
Valquíria Santana
Luiz Pires mostra à servidora Anícia Ewerton (Ouvidoria) as vantagens do uso do papel reciclado para um meio ambiente saudável...
... comparando com o uso do açúcar mascavo para a saúde humana

O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão está substituindo o papel branco, usado na impressão de documentos, por papel reciclado. A iniciativa integra as ações do Projeto TRT Ambiental que desenvolve práticas de redução do impacto ao meio ambiente e estimula o uso racional de materiais e serviços. Foram adquiridas cinco mil resmas de papel que estão sendo distribuídas às unidades administrativas do Tribunal. A proposta é de que a partir de agora toda compra de papel pela instituição seja do produto reciclado. O diretor-geral do TRT-MA, Domingos Carlos dos Santos Neto, disse que a medida atende à proposta de preservação do meio ambiente, implementada pela atual administração, com o projeto TRT Ambiental. Segundo ele, para a execução das ações do projeto foi instituída, em 2007, a Comissão TRT Ambiental, que atende também à recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O projeto está contemplado no Programa Mais Economia, um dos cinco eixos estratégicos do plano de gestão do Tribunal para o biênio 2007/2009 O presidente da Comissão, servidor Luiz Pires, ressalta que o uso de papel reciclado significa economia de recursos naturais como a madeira usada na fabricação do papel. Ele destaca também que no papel reciclado não se utilizam produtos químicos para alvejamento, como ocorre na fabricação do papel branco. Luiz Pires lembra que o projeto TRT Ambiental desenvolve ações que vão desde a coleta seletiva de papel e outros materiais, educação ambiental, incentivo ao uso racional de materiais e serviços à utilização do papel reciclado. “Vamos além do incentivo de medidas ambientalmente corretas por parte de nossos magistrados e servidores. Aplicamos na prática aquilo que defendemos”, acrescentou. Para mostrar as vantagens da utilização do papel reciclado, o presidente da Comissão Ambiental esteve nas unidades administrativas do TRT, onde realizou dinâmica interativa, comparando o uso do açúcar mascavo em substituição ao açúcar branco para a saúde das pessoas com a substituição do papel branco pelo produto reciclado para a saúde do meio ambiente.

Tribunal incentiva o uso racional de papel A iniciativa está contribuindo para a redução do volume do produto utilizado no TRT e Varas Trabalhistas. Exemplos dessas medidas foram a disponibilização dos atos judiciais na internet (www.trt16.gov.br) para consulta, diminuindo o uso de papel com as publicações; impressão frente e verso de documentos; eliminação de rascunhos e impressão de textos destinados apenas à leitura; uso de meios eletrônicos (online) para as comunicações interna, entre outras iniciativas. Conforme o diretor-geral, por meio do projeto TRT Ambiental estão sendo desenvolvidas outras ações como a coleta de papel para reciclagem, cuja renda é repassada ao Hospital Aldenora Belo, com o Programa de Coleta Seletiva, desenvolvido pelo TRT, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e instituições parceiras. Outra iniciativa é a coleta de materiais recicláveis como garrafas pet e latinhas de aço (refrigerantes e conservas) que são repassados à Associação dos Catadores, localizada na antiga Fábrica São Luís, no bairro Madre Deus.

Campanha estimula coleta de pilhas e baterias No TRT está sendo desenvolvida, ainda, uma campanha permanente de coleta de materiais com resíduos tóxicos como pilhas, baterias, aparelhos celulares e carregadores, que descartados incorretamente causam danos ao meio ambiente. Foi disponibilizado um ponto fixo de coleta, localizado no hall do prédio do Tribunal. Tudo que é recolhido é repassado ao Programa Real de Reciclagem de Pilhas e Baterias (Papa-Pilhas), desenvolvido pelo Banco Real. No final do ano passado foram entregues 163 itens entre pilhas, baterias e celulares. A Comissão está incentivando magistrados e servidores a trazerem de suas residências equipamentos de informática e eletrônicos em geral danificados e inservíveis. Os materiais estão sendo estocados para posterior descarte correto. No site do TRT (WWW.trt16.gov.br), a Comissão mantém um banner com informações relativas ao meio ambiente e ao trabalho da Comissão.

9 visualizações