TRT da 16a Região é destaque na meta de execução do orçamento do Plano Estratégico da JT

segunda-feira, 12 de Junho de 2017 - 7:28

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) foi destaque na Meta 2 do Relatório de Resultados do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho 2016. A meta se refere ao Índice de Execução do Orçamento Disponibilizado e o objetivo foi aproveitar melhor o orçamento dos TRTs, planejando os gastos públicos. O TRT-MA foi destaque em dois anos consecutivos, alcançando 79,67% em 2015 e 93,43% em 2016.
A Coordenadoria de Gestão Estratégica do CSJT destaca que o TRT 16 elevou a execução orçamentária em cerca de 14% de 2015 para 2016. Dos 19,5 milhões de reais disponibilizados em 2016, foram liquidados 18,2 milhões, aproximadamente. 
O coordenador de Gestão Estratégica do TRT da 16ª Região, Marcelo Mizerani, destaca que o TRT faz uma análise da execução do ano anterior junto com demais gestores para elaborar a Proposta Orçamentária Prévia (POP). Na reunião, os gestores também analisaram e planejaram as necessidades do Tribunal. Contudo, Mizerani lembra que 2016 apresentou muitos obstáculos para o Tribunal. “Foi um ano muito difícil para o Regional, considerando que foi severamente impactado com a contenção de recursos consignados ao orçamento”, explica Marcelo.
Outra ação destacada por Marcelo Mizerani foi a criação de um Ato Regulamentar que estabeleceu um regime de redução de gastos, tendo como objetivo adequar as despesas ao orçamento aprovado. O Ato facilitou, também, a manutenção das atividades do TRT da 16ª Região, que de acordo com o coordenador de Gestão Estratégica, abrangeu áreas específicas. “O Ato atingiu áreas que representavam maior impacto financeiro, mas sem afetar a atividade-fim do Tribunal”, afirma Marcelo.
As ações descritas, bem como o esforço conjunto de servidores e magistrados, permitiram ao TRT 16ª Região realizar um melhor planejamento e execução do orçamento, de forma a alcançar o destaque na meta de execução orçamentária.

Redação: Julia Autuori (estagiária/RT).
Fonte: CSJT.

 

7 visualizações