TRT divulga produtividade dos desembargadores do TRT-MA e cumpre Meta 7 do Planejamento Estratégico
segunda-feira, 30 de Agosto de 2010 - 16:10
Redator (a)
Wanda Cunha
A Diretoria de Recursos, Jurisprudência e Estatística do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (DRJE/TRT-MA), divulgou, na terça-feira (24), no site do Tribunal, a produtividade dos magistrados de segunda instância da Justiça do Trabalho no Maranhão, referente ao primeiro semestre de 2010. Com essa medida, o TRT-MA cumpre uma das 10 metas prioritárias de 2010 do Poder Judiciário, divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a meta 7, que é disponibilizar mensalmente a produtividade dos magistrados no portal do tribunal.
Os dados também contemplam os indicadores e metas do Planejamento Estratégico da instituição para o exercício de 2010 a 2014. Reduzir em 2% ao ano a taxa de congestionamento no 2º grau e aumentar em 2% ao ano a produtividade dos desembargadores são algumas das metas a serem alcançadas pelo TRT-MA. A intenção é ter um controle de desempenho do Tribunal com o estabelecimento de prazos de execução mensurados a partir de indicadores. O indicador de produtividade dos desembargadores é feito a partir do total de julgados, dividido pelo número de magistrados.
Também são metas do TRT-MA aumentar em 2% ao ano o total de julgados por força de trabalho no 2º grau e reduzir em 5% ao ano o prazo médio de julgamento de 2ª instância. Com os indicadores e metas, a Justiça do Trabalho do Maranhão busca a agilidade nos trâmites judiciais e administrativos e garante a efetividade no cumprimento das decisões.
“Alcançar os objetivos aqui lançados depende do engajamento e do esforço de todos. Precisamos do trabalho, do conhecimento, da inovação e da criatividade de todos. Somos os instrumentos essenciais ao desenvolvimento e ao aprimoramento desta instituição”, observa a presidente do TRT-MA, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva.
Para a magistrada, o planejamento estratégico representa um marco inicial importante na implantação e execução de uma nova forma de atuação administrativa e jurisdicional.
A produtividade dos desembargadores vem demonstrada por estatística global, turmas e pleno e está disponível no site do TRT (http://www.trt16.jus.br/publicacoes/produtidade_2a_instancia.php), no link “o tribunal”.
1ª instância – a produtividade dos juízes de 1º grau (Varas do Trabalho da capital e do interior) vem sendo divulgada mês a mês, pela Corregedoria do TRT, e pode ser acessada no link (http://www.trt16.jus.br/metasCNJ/ )