TRT do Maranhão é finalista no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça
O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão é finalista na categoria Projeto Temático da edição 2011 do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça , e os vencedores serão conhecidos na próxima quarta-feira (22), no Rio de Janeiro (RJ), na cerimônia de encerramento do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom). O TRT-MA concorre com o Projeto Agência Judicial. Em 2008 e 2009, o tribunal foi o vencedor da categoria Relacionamento com a Mídia e no ano passado ficou entre os finalistas no projeto temático. A premiação é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ) e busca promover a troca de experiências entre os profissionais da área de comunicação, bem como contribuir para o aperfeiçoamento de produtos e serviços desenvolvidos pelas assessorias de comunicação das instituições. Concorrem com o TRT-MA o Conselho da Justiça Federal, com o projeto Momento Ambiental; e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, com o Projeto Petição 10, Sentença 10. Este ano foram inscritos 178 trabalhos, em 19 categorias .
O Projeto Agência Judicial: ampliando a difusão dos direitos sociais por meio da assessoria de imprensa é uma ação de comunicação voltada para difundir os direitos sociais, por meio da divulgação sistemática de decisões judiciais do TRT do Maranhão. Conforme a chefe do Serviço de Comunicação do tribunal, jornalista Edvânia Kátia, a meta estratégica é a produção de uma notícia judicial por dia, sendo disponibilizada até as 17h no hot-site da Agência Judicial e também enviada aos veículos de comunicação. O VII Conbrascom será sediado no auditório do Ministério Publico do Rio de Janeiro, de 20 a 22 deste mês.
Do TRT do Maranhão participam do congresso as jornalistas Edvânia Kátia e Valquíria Santana. Através de seus debates, painéis e conferências, o evento estimula o desenvolvimento de uma política de comunicação voltada para esclarecer o cidadão, contribuindo para a democratização das instituições e o acesso à Justiça. O congresso é promovido pelo O FNCJ, a entidade representativa dos assessores de comunicação do Judiciário, Ministério Público, Defensorias, Tribunais de Contas e instituições afins de todo o país.