TRT doa alimentos a entidades filantrópicas

terça-feira, 22 de Dezembro de 2009 - 18:28
Redator (a)
Valquíria Santana
Servidora Ana Célia Mendes (e) e a desembargadora Márcia Andrea Farias, com representantes das entidades filantrópicas

As entidades beneficiadas com a Campanha Natal Solidário, realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), começaram a receber nesta terça-feira (22) os donativos arrecadados por magistrados e servidores da capital. No final da tarde, a presidente do Tribunal, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, fez a entrega de alimentos não-perecíveis à Creche Sementeira da Luz, ao Lar do Menor Dom Calábria e ao Centro de Assistência Educacional, Esportivo e Cultural Arco-íris.

A desembargadora Márcia Andrea Farias destacou o trabalho de responsabilidade social desenvolvido por magistrados e servidores e disse que, além da campanha de arrecadação de alimentos, vários outros eventos realizados ao longo do ano fazem da Justiça do Trabalho uma Justiça cidadã. A desembargadora lembrou também que a JT, pela sua atividade fim, já é uma justiça social. “È gratificante para todos nós podermos contribuir com essas entidades”, acrescentou.

Afonso Henrique Neves, da Creche Sementeira da Luz (Rua da Saúde, Centro), mantida pelo Instituto Seara Espírita Deus, Cristo e Caridade, afirmou que a manutenção da creche depende de doações da comunidade e que a grande maioria das pessoas que trabalham com as crianças da unidade são voluntários (profissionais de saúde, recreadores, contadores de história, músicos, professores, entre outros).

Atualmente atende (manhã e tarde) 35 crianças de 03 e 04 anos, que moram no bairro Desterro e na área Itaqui Bacanga, sendo a maioria filhos de vendedores ambulantes. “Agradecemos por essa lição de solidariedade dos que fazem a Justiça do Trabalho, por essa partilha. Iniciativas como essa nos faz sentir que com solidariedade podemos fazer um mundo melhor”, disse o padre Sander Patalo, do Lar do Menor Dom Calábria (Rua Osvaldo Cruz, Centro).

A casa, mantida pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência, abriga hoje 20 internos - crianças e adolescentes em situação de rua, encaminhados pelos Conselhos Tutelares. Sérgio Faray, do Centro de Assistência Educacional, Esportivo e Cultural Arco-íris (Km 11, Estrada da Raposa), disse que a entidade recebe os donativos da campanha do TRT há quatro anos. A associação atende 286 crianças e adolescentes (05 a 17 anos), com atividades esportivas, lazer, cultura e educação. A maioria dos atendidos é filho de pescadores da Raposa. “A entidade é mantida exclusivamente por voluntários”, afirmou Sérgio Faray.

A entrega dos alimentos pelo TRT continua nesta quarta-feira (23). Vão receber os donativos a Casa Sonho de Criança, Lar de José; Casa de Acolhida Filhos Prediletos; Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória; Igreja do Carmo; Centro Comunitário, Cultual e Eclesial da Vila Passos; Associação das Senhoras de Caridade São Vicente de Paulo; Semeadores Batista; e União de Moradores da Areinha.

A campanha Natal Solidário é uma das atividades do “Justiça Solidária”, projeto de responsabilidade social desenvolvido no Maranhão pelas Justiças do Trabalho, Eleitoral e Federal. Este ano a campanha chegou a sua quinta edição.

Campanha – em 2009 foram arrecadadas pelo TRT 3,7 toneladas de produtos não-perecíveis. As quatro unidades que mais arrecadaram alimentos foram os gabinetes dos desembargadores Luiz Cosmo da Silva Júnior, Américo Bedê Freire e Gerson de Oliveira Costa Filho e a Presidência do Tribunal. Como forma de reconhecimento do esforço e engajamento dos magistrados e servidores na campanha, o comitê do projeto Justiça Solidária entregou, durante a confraternização natalina, na última quinta-feira (17), premiação simbólica aos setores que mais arrecadaram alimentos.

16 visualizações