TRT doa mais de 15 toneladas de recicláveis para entidades
segunda-feira, 4 de Janeiro de 2010 - 14:36
Computadores usados foram doados para o Centro Educacional São José Operário
O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT) repassou para reciclagem, em 2009, mais de 10 toneladas de papel; cinco toneladas de plástico, metal e sucata eletrônica; além de duas mil garrafas e embalagens plásticas. A renda do papel foi revertida para o Hospital Aldenora Belo e o restante do material, entregue a instituições como a Associação dos Catadores e o Centro de Reciclagem da Prefeitura de São Luís. Essas iniciativas foram realizadas pela Comissão Ambiental que desenvolve as ações socioambientais na Justiça do Trabalho no estado.
Desde a instituição do Programa de Coleta Seletiva de Papel, há três anos, o TRT-MA já repassou mais de 17 toneladas de papel para reciclagem e doação da renda á casa de apoio do hospital que é referência no tratamento do câncer no Maranhão. Este ano a quantidade de papel doado triplicou em relação 2008 e a 2007. O programa é desenvolvido pelos Tribunais Regionais do Trabalho e Eleitoral (TRT e TRE) e instituições parceiras.
O presidente da Comissão Ambiental, Luiz Pires, disse que além de atender à recomendação nº 11/2007, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta os Tribunais a adorarem práticas socioambientais, a criação, em 2007, da Comissão e implantação do Projeto TRT Ambiental, coloca a responsabilidade socioambiental como uma das prioridades da Justiça do Trabalho do Maranhão. O planejamento estratégico do TRT-MA (2010/2014) contempla essa área. O plano plurianual alinha os projetos e ações da JT-MA às metas de nivelamento estabelecidas pelo CNJ para o Poder Judiciário.
Ações - este ano, a Comissão Ambiental destinou à Associação de Catadores (Ascamar) 5,4 toneladas de material reciclável como plástico, cobre, ferro, alumínio, papelão, sucata eletrônica, condensadores de aparelhos de ar-condicionado usados. Também repassou monitores de computador, pneus, carpetes e baterias automotivas descartados. Todo esse material foi vendido pelos catadores, gerando renda para suas famílias.
Para o Centro de Reciclagem da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, o TRT doou 1.590 garrafas e embalagens coloridas e garrafas de vidro para serem transformadas em peças artesanais nas oficinas promovidas pelo Centro de Reciclagem. Outras 700 unidades foram entregues ao Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur do Parque do Bom Menino).
Já para o Banco de Leite da Maternidade Marly Sarney (Cohab) foram entregues 25 potes vazios de vidro com tampa plástica para acondicionamento de leite materno. A meta para o próximo ano é destinar 25 potes todo mês.
Outra iniciativa da Comissão Ambiental este ano foi a entrega de 856 livros novos e usados (didáticos e de literatura) à Biblioteca Municipal que fica no Bairro de Fátima. Como resultado da parceria com o Centro Educacional São José Operário (Cidade Operária), o Tribunal destinou equipamentos usados doados por magistrados e servidores, além de 120 divisórias de madeira, resultantes de reformas feitas nas instalações físicas do TRT. As peças de madeira foram destinadas à oficina de marcenaria daquela unidade de ensino.
Segundo Luiz Pires, todo esse trabalho é resultado do envolvimento de magistrados e servidores do TRT e das Varas Trabalhistas da capital e do interior nas ações de responsabilidade socioambiental e ao apoio da administração do Tribunal. “Esta é uma pequena contribuição do TRT para a preservação do meio ambiente. Gera renda para os catadores de matérias recicláveis, divulga a questão ambiental junto à sociedade e colabora com instituições que desenvolvem ações sociais e ambientais para a comunidade.
Publicado no Jornal Pequeno
Dia 1º de janeiro de 2010
Editoria: Cidade
Página: 13